... Andancas constantes por esse mundo buscando algo que nao encontro em mim... Agora encontrei um outro alguem pra buscar sempre comigo... Descobrir o mundo!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Onde encontrar bolsas de estudos? Algumas possibilidades...


Algumas pessoas vem me perguntando quais sao os caminhos pra encontrar bolsas de estudos.
Ja começo dizendo que o caminho de busca nao é facil, e o processo até conseguir, menos ainda.
Sao horas e horas pra chegar aonde voce quer e quando chega, horas e horas pra entender quais e o que sao aqueles documentos que precisam pra se candidatar.
Temos que pensar em muitos fatores antes de escolher o que queremos. Uma das primeiras coisas a se pensar é qual lingua voce fala. Um fator determinante pra escolha ja que algumas faculdades exigem o certificado de proficiencia. Daí voce ja terá indicaçoes de onde procurar.


Muita gente pensa: "Quero uma bolsa em qualquer lugar!" mas,  é quase impossivel assistir aulas em uma lingua a qual nao domino, se for mestrado ou doutorado, além disso teremos que escrever uma dissertaçao ou tese, portanto, pense bem qual lingua voce domina!

Meu site principal de busca é o UNIVERSIA (www.universia.com.br) na parte de mobilidade. Alí voce poderá ter informaçoes de editais abertos, de bolsas por país e outras informaçoes relativas a intercambio.



Outro site de um programa de cooperaçao e mobilidade muito importante é o ERASMUS MUNDUS. Um orgao que pretende promover educaçao de qualidade e desenvolver cooperaçao entre Uniao Europeia e terceros países. O site contem muitas informaçoes, mas eu acho um site um pouco dificil de se mexer. Mas, ali voce encontra informaçoes sobre tudo. Editais, universidades parceiras, programas, duvidas frequentes, etc... Pode procurar em:



Nos sites das universidades do Brasil, normalmente na pagina do departamento de relaçoes internacionais, também é possivel encontrar sobre convocatorias abertas e possiveis convenios entre as universidades. Ah, pode ser chamada de Diretoria de Relaçoes Internacionais, coordenadoria de assuntos internacionais, etc...

Nos sites das proprias universidades da Europa sempre encontramos uma parte dedicada aos alunos que querem saber sobre a universidade, sobre os cursos existentes em cada uma, sobre como fazer para se matricular e normalmente, as faculdades e universidades também tem suas proprias bolsas oferecidas para alunos e possiveis alunos. Entao, é possivel ter bolsa paga pela universidade, bolsa paga pela faculdade e bolsa do proprio curso de mestrado, doutorado ou graduaçao que se pretende fazer (apesar de que, para esse ultimo, o mais comum sao bolsas ERASMUS ou ERASMUS MUNDUS, raramente da propria instituiçao). Para os graduandos, os convenios entre as universidades oferecem no minimo a isençao das taxas academicas (ja que mesmo as faculdades publicas aqui sao pagas! Ex: Univer. do Porto - 280 E/semestre). Algumas faculdades da Alemanha, p.e, oferecem alem da isençao das taxas, a acomodaçao e outros beneficios. Isso vai depender de cada universidade e dos convenios. 

Outra possibilidade sao as bolsas do governo do país onde voce pretende ir ou por fundaçoes. Aqui na Espanha, as bolsas sao oferecidas pela www.becasmae.es e pela www.fundacioncarolina.es.
Para Portugal, a Fundaçao para a Ciencia e Tecnologia (FCT) é muito buscada - http://alfa.fct.mctes.pt/index.phtml.pt As fundaçoes de amparo a pesquisa de cada estado do Brasil também tem uma parte de bolsas. FAPEMIG, FAPESP, FAPERJ, ...

Nos sites das Embaixadas de cada país também se pode encontrar as bolsas e ajudas oferecidas para estudo naquele lugar. Dois paises que tem se destacado por dar bastante apoio para trabalho e estudo é o Canadá e a Alemanha, os quais oferecem condiçoes muito boas para estar alí. (http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/index.aspx?lang=por e e http://rio.daad.de/). Esse ultimo link é do DAAD, um orgao que divulga muitos editais para a Alemanha. Ele coordena atualmente mais de 30 programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros e atua em parceria com as agências brasileiras como CAPES, CNPq e FAPESP.

E falando neles, a CAPES também oferece bolsas no Brasil e exterior e pode ser encontrado na parte de "bolsas/estudantes" http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior.



Quando nao consigo achar o que quero nesses sites, jogo no site de busca a palavra chave em portugues e/ou na lingua onde voce pretende buscar e alí aparecerao varios sites indicando onde ir. Aqui na Espanha, a palavra bolsas de estudo = becas. Em inglés = scholarship. Em frances=bourse. 

Por algum desses caminhos voce conseguirá encontrar algo. Lembre-se, as aulas na Europa começam em setembro, entao os editais começam a abrir no fim do ano anterior ou no inicio do proprio ano. Entao, pra voce que ta pensando em conseguir uma bolsa para o proximo ano, a hora de começar a buscar é agora. É importante entrar em contato com a universidade pra saber quando começa o processo seletivo ou para saber da grade curricular do curso que voce pretende fazer. Alguns editais exigem uma carta de aceite, o que implica em voce ter todos os documentos escaneados para enviar a faculdade de destino para eles de aprovarem ou nao. Aqui na Espanha descobri que os mestrados qualificados como de excelencia tem um selo chamado "Mención de calidad", portanto, saber se o mestrado e a universidade sao confiaveis é um bom começo pra nao se jogar tempo e dinheiro fora.

Para voce que nao sabe quais sao as faculdades, pode por exemplo jogar as palavras chaves no google e pode ser que encontre uma pagina com todas as faculdades da cidade ou do país escolhido. O site a seguir mostra as universidades da cidade de Madrid: http://www.emes.es/Sistemauniversitario/UniversidadesdeMadrid/tabid/215/Default.aspx    Alí voce encontrará também informaçoes sobre os cursos que podem estudar nas Universidades de Madrid. É um espaço virtual dedicado a informaçoes do ensino superior da cidade. Muito bom!

 
Dica valiosa: Fique de olho sempre! Toda semana os sites podem conter informaçoes novas e os prazos podem ser curtos! 

Espero que essas informaçoes tenham ajudado de alguma forma! Para qualquer duvida, estou a disposiçao para ajudar...

3 comentários:

  1. ótimas noticias! Vou dar uma olhadinha em alguns sites...
    Vc sabe como é o lance do mestrado sanduiche?
    Grande abraço! Estamos com saudades!

    ResponderExcluir
  2. Ana!! Sempre acompanho seu blog!!
    Tá cada dia melhor (ótimo conteúdo!!)
    Sempre bate uma saudade dos velhos tempos em Porto... rs
    Bjim!!

    ResponderExcluir
  3. Carlinha! Demorei mas to aki pra te responder em partes... Andei fuçando o site da CAPES e vi que tem o doutorado pleno e doutorado sanduiche. O pleno como diz a palavra é o curso feito totalmente no exterior e o doutorado sanduiche sao pra estudantes que ja estao matriculados no curso e que desejam fazer uma parte da pesquisa fora do país. Tem que cumprir algumas exigencias, tipo sua nota ser destacada, o curso deve ter nota superior a 4, etc... Entao, deve ser a mesma coisa para o mestrado. Nao sei se te ajudei muito...
    E Bruninha, espero que esteja gostando dos posts! Preciso de sugestoes rsrsrrsrsrsrsr
    Bjinhos :*

    ResponderExcluir