... Andancas constantes por esse mundo buscando algo que nao encontro em mim... Agora encontrei um outro alguem pra buscar sempre comigo... Descobrir o mundo!

Espanha (2010-2011) Desvendando Bilbao...

Chego em ares de ASTE NAGUSIA!

Bueno, o significado dessas palavras em castellano é SEMANA GRANDE! E o que é isso? Cheguei em ritmo de festa! Como se fosse nosso carnaval. É a principal festa de Bilbao com atrações para toda a familia. Esse ano as festas começaram justamente no dia que cheguei e como disse "el Tío José" "¡están celebrando vuestras llegadas!" Por la noche, fuegos. Todos os dias, durante os 9 dias de festas, tem os fogos as 22:30 e se faz um concurso dos fogos mais bonitos da festa. É uma atracão singular!

Me deixei encantar pelo desfile no domingo pelas calles do centro de Bilbao. Desfile “EL SUEÑO DE LA BALLENA” que trouxe objetos gigantes, criativos e coloridos! Era lindo ver aqueles objetos passar em meio a tanta gente e tanto prédio. Nao so as
crianças se encantaram, mas eu fiquei com os olhos brilhando (Léo, lembra aquele desfile na Eurodisney? Aquele sentimento de encanto!!)


Alguns personagens dessa grande festa são os comparsas ("cuadrillas" de pessoas que se agrupam para dinamizar as festas através das txoznas do El Arenal, música e diferentes actividades durante os 9 dias) , a Marijaia (uma boneca que é simbolo da festa), as txoznas que sao as "barraquinhas" das festas e que vendem muitas bebidas tradicionais.

Louca pelas danças, logo procurei uma que seria representativa dos bascos e fomos ver na "Plaza Nueva", a dança basca.

Enfim, em meio a tantas atividades culturais, ainda tinha que pensar no curso de espanhol que tinha que fazer! Aliás, nada de falar que faço espanhol! Para os bascos, soa como ofensa, pois estamos no país basco, que tenta ser separatista e inclusive ter sua língua própria, o Euskera, que nao é parecido com nada que agente saiba...
Todas as informaçoes aqui estao escritas nas duas línguas! TODAS! Mas, minhas aulas serão ministradas em castellano viu?! Ta doido, Eskera é impossivel!

_________________________________________________________________________________________________________



¿Hablo español?


Entonces... Cheguei no sábado e mala extraviada! Ok, primeiro problema (espero que o primeiro de poucos!), terei que falar espanol com o cara responsavel por objetos perdidos. Ai ai ai! Estava me sentindo eu a perdida, ainda mais depois de ter ido de escala a Frankfurt onde tive que gastar meu ingles com o policial da imigraçao. Mas, no final deu tudo certo! No outro dia a mala estava em minha casa...

Aliás, meu AP é lindo!!! Parece uma casa de bonecas! Adorei! Uma sala grande equipada com TV, ja tenho telefone fixo e internet, na cozinha todas as coisas necessarias para uma casa (microondas, vasilhas, panelas, geladeira e congelador, espremedor, um fogao daqueles que eu sempre quis ter, sabe daqueles de placa, sem fogo!), 2 banheiros (sem janela! como todos os banheiros que conheci na Europa) sendo que um dos banheiros tem maquina de lavar (estranho ne!), 3 quartos fofos, cada qual com suas vantagens (o meu tem varanda!). Enfim, to me sentindo em casa!

¿Hablo español? No inicio, pouco e me pareceu estranho, mas lindo! E agora é gostoso, mas dificil! Pra quem acha que falar espanhol é facil, de uma olhada na lista de conjugaçao de verbos irregulares. Falar um espanhol correto exige dedicaçao, mas nao é impossivel!

Na segunda, tinha uma prova de nivelamento a fazer. Até que nao estou tao mal assim. Fiquei com 72 em 85 pontos e fui para a turma avançada. Achava que era o máximo...achava! To me sentindo meio perdida, parece que da um branco e agente esquece tudo e que nem as coisas básicas sabe mais. Mas, se estou aqui, vou fazer por onde estar. Terei que estudar bastante, rever toda a gramática, ainda mais que terei que escrever uma dissertaçao. Uiiiii!

Curso intensivo de Espanhol, de 9 as 14 hs, de segunda a sábado, em plena festa da ASTE NAGUSIA! Estudo ou vamos as festas??? Os dois né! Entao, em meio a festas, churros, patatas e txoznas, tenho que tirar um tempo pra estudar e fazer as tantas coisas a mais que temos que fazer quando chegamos em outra cidade, com outro ritmo, outro fuso, outros preços.

Enquanto as aulas nao começam, fomos conhecer o sistema de academias municipais de Bilbao. Tudo muito diferente do que conhecemos do Brasil. Nós, estudantes de DEUSTO, pagamos 65 euros e temos direito a frequentar as atividades das academias. Tem de tudo, patinagem, ginasticas, fitness, nataçao, musculaçao, atividades para idosos, etc... Pretendo fazer dança, lógico! Balé clássico e flamenco.
Para maiores informações ver site:  www.bilbaokirolak.com

As aulas iniciam em meados de setembro e hoje me matriculei! Estou ansiosa... Minhas aulas serão a noite. Bom que aproveito todo o dia! Acordar cedo, estudar, academia, fazer almoço, estágios, ufa... Por enquanto, nada de horarios certos ainda.





____________________________________________________________________________________________

Conhecer: Tarefa do primeiro mês 

Chegar em um lugar desconhecido exige coragem.

Sao novos caminhos, adaptações, novas aprendizagens.

Primeiro desafio a ser enfrentado é o de colocar sua vida em duas malas de 32 Kg. Depois das despedidas no aeroporto… Olhamos até o ultimo momento nossa familia nos dando um tchau cheio de lagrimas, afinal, uma estancia de mais de um ano fora, é de se machucar o coraçao. Ja da saudades so de pensar… Qdo entrei na sala de embarque sozinha, desabei a chorar, da um vazio…


Entrar no aviao, curtir uma televisaozinha cheio de programas especiais e comidas gostosas. Mas assento apertado. Adoro viajar!!! Mas quando nos damos conta que estamos em um lugar onde nao podemos nos comunicar bem…Uiiii!!! Tive escala na Alemanha, Frankfurt precisamente. Esse é um outro desafio. Passar pelo medoooo da policía da imigraçao. Mesmo com todos os documentos certos, sempre bate aquela incerteza de se voce vai pasar ou nao pela imigração. Para me comunicar na Alemanha, somente em ingles, e é nessas horas que me agradeço por ter me forçado a fazer inglês. Qualquer coisa que ele me perguntasse, eu sabia responder. Ao contrario das duas moças que estavam na mina frente e que tiveram que pasar por um interrogatorio enorme e com grandes dificuldades de comunicaçao.

Passado isso, atravesar o enorme aeroporto de Frankfurt e pegar voo para Bilbao. Aquí, ja começo a falar español. Delicia! Adoro!

Ao chegar em solo bilbaíno começa o desespero da mala! Extraviada! Ai ai! Mas tudo bem, porque na mesma hora ja a encontraram por Frankfurt e no outro dia estaría na minha casa. Outro desafio, chegar num lugar conhecido, com pessoas desconhecidas, com um ritmo, clima, transporte, lingua, fuso, tudo é diferente!!! Para solucionar isso, é sempre bom ter alguém que te pegue no aeroporto, um amigo, conhecido, etc, que possa te dar as primeiras indicaçoes. Se nao houver essa pessoa, um mapa será seu melhor amigo! Ja o providencie no proprio aeroporto, além de um plano de transporte da cidade.

Chegar na casa nova, com pessoas que voce nunca vi una vida e que agora vai fazer parte da sua vida! A melhor coisa é que sejam pessoas que voce se identifique, para que a saudade de casa nao aperte e para que voce possa fazer dela sua segunda casa. Acho que a convivencia aquí será bem tranquila, quero fazer daqui minha segunda familia para que nao sinta tanta falta da minha casa original…


Entao, chegamos! Conhecer a cidade, fazer parte da sua rotina, tudo muda. So de fuso horario sao 5 horas de diferença! E aqui na Espanha (como em Portugal também), o comercio abre sempre mais tarde do que no Brasil. Isso acontece, porque aqui o sol é preguiçoso. Sai umas 7:00 e enquanto estamos no verão se poe as 21horas. Enquanto aí no Brasil, as 5.30, 6:00hs estamos nos levantando para começar nossa rotina, aquí tudo começa as 9:00hs. Mas também vai até as 14hs, onde se para para “la comida” e para a famosa “siesta”. Entao, tudo pára por 2 horas (ou até mais…) e volta la pras 20.00hs ou 21.00hs.

É muito estranho almoçar as 14hs ou mais e mais estranho ainda é ver quase tudo fechado no horario do almoço. Os banco funcionam de 8.30 as 14.00. Como também os correios.


Mais um dos desafios é a tal arrumaçao da casa. Como dividir a faxina, as tarefas de casa, as contas, as compras… Tudo isso faz parte de uma vida de intercambista. Pelo menos dessa vez, nao preciso me preocupar muito com a grana, ja que a bolsa é suficiente para cobrir todas as despesas, inclusive de lazer. Mas, é natural que façamos contas. Procurar o supermercado mais barato, as festas que tenham entrada livre, as passagens aéreas mais baratas, começa uma busca desenfreada pelos descontos, promoçoes… Aliás, por falar em dinheiro, o País Vasco é um dos lugares mais caros da Espanha. Custo de vida altissímo!
Eroski, Lidl, Ercoreca, Día, sao exemplos
de supermercados aqui em Bilbao

Aluguel AP 3 quartos: +-350 euros cada quarto;

Alimentaçao: +-200 euros por pessoa;

Carnet de transporte livre: +-30 euros ao mes;

Lazer: Nao tem preço!!!! Kkkkkkk






Gazpacho - sopa fria
Ao fazer compras percebi que as coisas mais baratas aquí também tem qualidade. Além disso, varios itens que eu procurei, nao encontrei (tempero de alho, carne barata, patê, suco variados (aquí eles tem suco de maça, de romã, de uva com abacaxi, pessego, frutas vermelhas, sao os mais comuns, porque outros eu nao acho!), suco de pó. Mas tem umas comidas diferentes também, como el GAZPACHO (uma sopa com ingredientes como o pao, azeite de oliva, vinagre e hortalizas cruas: geralmente tomates, pepinos, pimentões, cebolas e alho). Gostei, mas preferia que fosse quente. E pelo que me parece os espanhois tanto como os portugues, gostam das sopas com pao antes do prato principal!


Sobre a TV española, nunca vi um lugar em que as pessoas sao tao aficcionadas com o tempo. TODOS os canais passam previsao do tempo a todo momento. Nao sei a qual a razao para isso. Me falaram que é porque o clima aquí muda muito. Mas, nao tem necessidade de ter a noticias a todo momento da previsao do tempo! Vejo aquí também o programa EL FORMIGUERO, isso mesmo! Igual o FORMIGUEIRO do Brasil! Muito interesante! Outro programa que se chama SALVAME, massssss, esse programa consiste em discussoes superficiais a todo tempo. Vejo o programa FAMA enquanto nao tenho aulas. É um programa que lembra aquele antigo FAMA do Brasil, em que cantores eram selecionados para ficar em uma casa aprendendo , o programa daqui é FAMA¡A BAILAR! Isso mesmo, é com dança!

Conhecer um lugar, nao consiste somente de sair a noite, caminhar pela cidade, ir nos museus…Para mim, saber de tudo que acontece, dos preços, da programaçao, das musicas que rolam na rádio, de como utilizar o sistema de transporte. Isso tudo é fazer parte de uma nova cultura!


Mas como uma boa turista que quer conhecer tudo, ja chega de ficar em casa! Podemos ter varios programas de dia, a tarde, a noite, de madrugada pelas ruas de Bilbao… Mas isso será tema de uma nova postagem!

_______________________________________________________________________________________________________________



Hmmm... ¡Comidas y bebidas!

A primeira coisa que queremos comer quando chegamos na España é uma bela Paella. Hoje tive o prazer de ver um español fazendo uma verdadeira paella. Isso é uma ótima noticia para os amigos né! Quando eu voltar, terei meu cardapio mais variado :) Prometo que faço paella para todo mundo!

Fomos a festa de Laredo e nos hospedamos na casa de uma amiga que é casada com um español que me ensinou todo o preparo de uma paella. Mas, nao é so da paella que eu tenho a falar... Quero mostrar um pouco do que se come aqui.


Uma semelhança encontrada com Portugal foi a quantidade de pão que se come. Sempre antes do prato principal ou como acompanhamentos. O pão sempre está no menu. Como entrada, pode ser uma ensaladilla russa (muito parecida com nossa maionese), ou pode ser uma sopa. Além disso, outra semelhança, são os tradicionais encontros nos cafés espalhados pela cidade. Sao muitos por quarteirão e neles, além de ter o café expresso das mais variadas formas, também tem bocadillos (esp.) = sanduiches, vinhos e muitos pasteis y tartas (esp.) = bolos. 

Depois disso, prato principal e sobremesa. Na verdade, sobremesa (port.) = postre (esp.) e sobremesa (esp.) = Tempo que se está na mesa depois de ter comido.

Não podemos esquecer das tapas que são muito tradicionais pelos bares da España. No País Vasco, chamados de pintxos (nome em euskera). São vários tipos de tira-gosto que se come "en la barra" = balcão. Na verdade, não se come, se pica. E quando se chama para ir comer tapas, se fala, ir de tapas.

Também sao comuns o Jamón, Jamón Iberico, el chorizo, além de comidas com muitos frutos do mar e pescados. Alìás, a paella que eu comi tinha 5 tipos maritimos (rsrsrsrrsrsrs) - calamares, camaroes, lagostinas, mexilloes e almejas.

Para acompanhar, bebidas alcoolicas ou não. E por falar em bebida alcoolica, é uma mescla de bebidas que nao podemos imaginar! Cerveja aqui, nunca gelada. As tres bebidas clássicas do País Vasco: vinho, sidra y txakolí. O vinho, normalmente, de La Rioja, onde se produzem os melhores vinhos da España. A Sidra é o vinho elaborado con mistura de distintos tipos de maça e o "txakoli" que é um vinho jovem, frutado e fundamentalmente branco.


E os doces?? Não posso esquecer de falar dos churros tão famosos. Os churros normalmente sao sem recheios e acompanhados de chocolate quente (feito a base de chocolate derretido mesmo!), onde alí se molha, los churros.  Ontem, na festa medieval em Laredo encontrei várias comidas tradicionais da España e tive que provar várias. Comprei os frutos secos e castanhas e amendoas banhados no caramelo. ¡Muy exquisitas! E para complementar esse tópico, vou me inscrever num curso de pastelería que será ofertado pela faculdade. Quero aprender fazer todos os doces!

Hmmmmm :P

_______________________________________________________________________


Limpeza, transporte e acessibilidade, pero Cigarro!

A partir do momento que agente passa a viver uma vida normal na cidade, isto é, ir para aula, utlilizar dos serviços públicos, ir trabalhar, etc., passamos a perceber algumas diferenças básicas, as vezes sutís, as vezes bem notáveis, da vida nessa cidade e inevitavelmente, fazemos comparações. Essas comparações tomam base nas nossas avaliaçoes, vivencias e percepçoes que temos do meio em que vivemos, e são totalmente pessoais. 
Indo para o estágio comecei a reparar o sistema de transporte da cidade de Bilbao. O sistema é bem diverso. São elas:
Custei a entender pra que tanta opçao de transporte e como usa-los. Na verdade, nao é minha intençao falar de cada um deles e sim falar de uma diferença básica: A modernidade do sistema, a acessibilidade nos transportes e público a quem se destina.
 Me parece que a cidade tem um certo problema com estacionamentos. Nao se tem muitas opçoes de parar o carro na cidade. Isso leva as pessoas a optarem pelo uso do onibus, metrô, tranvía e Bizkaibus. Quando vi que teria que ir a um bairro da periferia de Bilbao, pensei "PQP, terei que pegar dois onibus, ou um metro e um onibus, terei entao que sair de casa 1 hora antes e enfrentar aquele horario de pico, onibus lotaaado e engarrafamento!!!". NADA DISSO!  

É tranquilo utilizar o transporte aqui. Primeiro, nenhum lugar é tao longe que algum transporte nao chegue. Todos os veiculos passam com muita frequencia, nao tem aquele engarrafamento e superlotaçao do dia-a-dia do Brasil e quem utiliza o sistema de transporte sao simplesmente TODOS! Nao há a distinçao de "rico anda de carro e pobre anda de onibus". Aqui, sem distinçao de classe social nos transportes. Percebo que no Brasil, quem tem um pouco mais de dinheiro, anda de carro! E os pobres dos trabalhadores que ralam pesado o dia inteiro sao obrigados a pegar onibus em pessimas qualidades e insuportaveis de cheio... Eu viví isso por muito tempo (nao sou o exemplo da trabalhadora, mas sim, de muitos estudantes que nao tem carro pra ir pra escola/facul...).
Vi muitas pessoas indo e saindo de casamento pelos metrôs de Bilbao.

Segundo, me programei para chegar em 1 hora, calculando com base nos deslocamentos por BH. Por fim, gasto 30 minutos pra chegar na escola, mesmo pegando 2 onibus. E um detalhe, o segundo onibus nao se paga. Bus+bus=nao paga o segundo, bus+metro=+-1 euro. 

Confira as tarifas e mais sobre transporte nesse link:

Bilbao é uma cidade, em sua maior parte, plana. Isso facilita a caminhada. Entao é outra maneira de ir e vir pela cidade. Eu mesmo, caminho muito por aqui, economizando dinheiro e gastando calorias.

E por falar em caminhar a pé...Acessibilidade.

Adoooroooo andar por essa cidade e ver como é facil transitar por todos os lugares. Acidentes, ainda nao vi. Faixa de pedestre, super respeitada! Todos param pra voce passar e voce DEVE passar sem exitar, pois se voce pára, alguns ficar até meio irritados, pois o transito é dinamico e é um direito seu que é respeitado, o chamado "Paso de peatones" ou "Paso de cebra". 


Rua + Ciclovia (de vermelho)
 

Melhor ainda é ver que TODOS podem caminhar por aí. 




Pessoas em cadeiras de rodas, idosos e crianças tem acesso a todos os espaços da cidade. Rampa, elevador, corrimao, elevadores adaptados, degraus menores, onibus adaptado, passeios sem obstaculos e desníveis, etc. Tudo para garantir o direito de ir e vir de qualquer cidadão.



E a limpeza? Fiquei impressionada com os aparelhos de limpeza da cidade Bilbao. Além de terem os varredores na rua, carrinhos transitam pelas ruas e parques colhendo, varrendo e lavando as ruas da sujeira e das folhas. Durante a madrugada, o trabalho continua para deixar a cidade limpinha ao acordar. Adiciona-se a isso, a coleta seletiva. Adoooorooo fazer coleta seletiva em casa e poder contribuir de alguma maneira pra natureza. Tem os coletores seletivos em todas os quarteirões da cidade! 

Mas, apesar dessa consciencia toda e respeito ao ambiente, fico incomodada em ver como o cigarro faz parte da cultura desse país e posso adicionar aqui também, Portugal. É geral na Europa! Fumar acompanha o momento de diversao e os momentos livres das pessoas. O pior, é que nao sao so os adultos. Na porta das escolas, alunos de 12 anos fumam tranquilamente e pelo que parece, isso se tornou tao habitual que nao causa estranheza a mais ninguem. 


Entao, apesar de agir com toda a consciencia, ética e tentar agir no sentido de respeitar a todos, o cigarro é um problema aqui e voce vai se sentir extremamente incomodado se voce nao faz parte do time dos fumantes, e que pelo visto, nao tem lei que mude... :( 
Já cheguei a questionar em sala de aula, se os europeus se preocupam tanto com alimentos "bio", com o ambiente e com a saúde de todos, como nao se preocupam com um dos vicios que mais matam nesse mundo? E o pior, voce morre passivamente, por cheirar tanta fumaça tóxica... Argggg... Deixo registrado entao, um dos pontos negativos da estadia aqui!