... Andancas constantes por esse mundo buscando algo que nao encontro em mim... Agora encontrei um outro alguem pra buscar sempre comigo... Descobrir o mundo!

Intercambio na Espanha (2010-11) PREPARATIVOS

Ida ao RJ!

Nos, de MG, teremos que ir ao RJ, caso precisemos de um visto para a Espanha. Alias, nao 'e somente uma ida nao viu!? Temos que ir uma vez para levar os documentos e ao sermos avisados da liberacao do visto, temos que voltar para buscar.

Mas, o trecho 'e super facil se formos pelo Aeroporto Santos Dumont! Pra voces terem ideia, eu fui de onibus ate o consulado! Muito facil! Um trecho que eu pagaria 33 reais em taxi dentro do aeroporto ou de 15 a 18 reais pegando aquele amarelinho la fora, paguei apenas 2,35 pelo trajeto que pelo Aterro do Flamengo demora uns 10-15 minutos se o transito tiver liberado! E o onibus para na porta da Torre Rio-Sul!
Sala 1608 - sala de

Endereco do consulado: Lauro Muller, 116, Salas, 1608 Torre Río Sul
Río de Janeiro, Botafogo.Ao lado do Canecao.
Horario de abertura do Consulado: 8:30 as 13:30.

Pois entao, tentem chegar cedo porque a fila fica grande e para visto o atendimento 'e lento! Era a segunda da fila e fiquei la 1hora e meia! Mas, tudo bem...Os atendentes foram bem educados (o contrario de muitos consulados...).

O visto saiu bem rapido, 15 dias! Apesar deles pedirem um prazo de ate 60 dias. Mas ainda bem, pois nao me deixou tao ansiosa, esperando, esperando...

Ahhh, pelo que fiquei sabendo de varios colegas que tiveram que passar pelo mesmo processo , me parece que o consulado do RJ nao 'e tao burocratico como o de SP, por exemplo.

A lista de documentos fica disponivel no site. Taxa: R$ 148,25. Em alguns consulados, como Salvador, me parece que essa taxa nao precisa ser paga caso voce seja estudante com bolsa do governo (BECAS MAE) ou ERASMUS MUNDUS. Mas eu tive que pagar assim mesmo, e serei reembolsada quando chegar la na Espanha pelo consorcio.

Portanto, sem gastos! ja que minha passagem tambem sera reembolsada! Privilegios de bolsista ERASMUS rsrsrsrsrrsrsrsrsrrs!

Ah, pro RJ, sempre tem passagens promocionais de aviao! Paguei 200,00 ida e volta. Alem da paisagem na hora de decolar que 'e imperdivel! Pegue assento do lado direito pra ver o Cristo de pertinho! srrrrsrsrrsrsrsrrsrsrs

Bom demais!

Link do Consulado do RJ. Fique atento pois a exigencia de um consulado para o outro altera!
http://www.maec.es/subwebs/Consulados/Rio/es/home/Paginas/postingHSW.aspx

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Providencias a serem tomadas antes da ida


Antes da ida, temos que nos preocupar com algumas coisas para que tudo fique certo e tranquilo na sua ausencia. Isso, depende do tempo que voce vai ficar fora do país. Como ficarei até o fim do ano que vem, entao tive que tomar algumas providencias.

  • Listinha de compras - como estou indo para um país diferente, será que aquele produto que uso no cabelo ou aquela roupa especial terá lá? Uma havaiana por exemplo, custa uma fortuna no exterior! Esqueça as coisas simples como a havaianas, um guaraná antartica, um miojo, paçoquinha, bis, pinga, açai... Em lojas especializadas tem, mas custa caro!
  • Médicos - Fazer um check-up com as principais especialidades; Pedir a receita de medicamentos que voce pode precisar. Eu, por, exemplo, fiz uma bolsinha de remedios do dia-a-dia que salvam nossa vida! 
  • Documentos necessarios no outro país - Passaporte, carta de aceitaçao ou matricula, comprovante de residencia ou reserva em hotel/albergue, passagens de ida e volta, dependendo do caso é interessante ter os documentos como diploma e histórico escolar traduzidos;
  • Tirar fotografias - as revelaçoes de fotos sao mais baratas por aqui;
  • Procuraçao para uma pessoa responsavel e confiavel no Brasil - caso voce precise de alguem pra te representar enquanto voce tiver fora;
  • Marcar despedidas com os amigos e familiares - um ultimo encontro pode ser legal;
  • Dependendo do tempo que voce vai ficar fora, talvez seja interessante cancelar contas de telefone e debitos automaticos;
Fique de olho !!!

________________________________________________________________________________________________________

E agora? Vai caber? É hora de fazer as malas...

Agora é que sao elas... Como colocar tudo que é necessario pra um ano (no minimo!) em 2 malas? Acho que essa é uma parte que todo mundo fica doido! Fazer as malas... To começando fazer as minhas agora e como ja tive uma experiencia anterior, nao farei muitas coisas que fiz da outra vez.
Por exemplo:

Será que vai caber??? Duvida cruel...
  • Que tal nao encher todas as malas que voce vai levar?! ;)  Considere que, como voce está indo pra Europa, sao muitas coisas tentadoras pra trazer de lá, roupas, perfumes, acessorios, eletronicos... e isso tudo terá que vir com voce, na sua mala! Entao, nao vá com as malas cheias, a nao ser que voce considere que vai deixar bastante coisa por la mesmo pra trazer as outras coisas!
  • Lembre-se que se está indo pro inverno, dependendo da época voce pode comprar coisas MUITO baratas, mesmo fora da época, as roupas de frio de lá sem mais adequadas para aguentar a queda de temperatura, além de ser bem mais barata que as roupas daqui do Brasil. Uma marca que nós, intercambistas, costumamos comprar muito, sao as da marca Berg, sao roupas proprias de inverno que aqui no Brasil sao carissimas! Nao leve roupas como jaquetas de couro e jeans. Nao adianta pro frio europeu. 
  • Outra dica importante é não exceder o peso máximo por mala, isto é, não adianta carregar uma com 42 kg e outra com 22 porque o peso total permitido (64 kg) não é a soma dos dois volumes, mas sim o máximo permitido por volume (Normalmente, 2 volumes de 32kg). Entao, distribua bem sua bagagem entre as malas!
  • Dicas para o embarque: Lembre-se que voce está saindo de um lugar e está indo a outro que pode estar com clima completamente diferente do seu, portanto, vista roupas e sapatos confortáveis para a viagem e adequados ao clima do seu destino.

  • Nao esqueça de comprar a pochete porta-dinheiro para ser usada na cintura, internamente às roupas, ela será sua companheira nessa viagem e caso voce vá mochilar pela Europa!

  • Coloque os objetos de valor e equipamentos eletrônicos na sua bagagem de mão, pois, se estes forem despachados na bagagem comum, há o risco de furto ou mesmo a quebra dos objetos.

  • Lembre-se de colocar na bagagem de mão todos os itens que podem lhe ser úteis durante o vôo, tais como: medicamentos a serem tomados, livros ou revistas para ler, uma peça extra de roupa, etc. Verifique os itens que não podem ser transportados na bagagem de mão em vôos internacionais, antes de arrumar a bagagem.

Essa é a bagunça que se apronta pra arrumar a mala!
  • Não se esqueça com as normas de registros de objetos de valor, principalmente os aparelhos eletrônicos importados, que você irá levar na viagem, tais como: máquina fotográfica digital, filmadora, notebook, mp3 player, etc. Basta procurar o posto da Receita Federal do Brasil no Aeroporto Internacional de embarque, levando consigo os itens a serem conferidos e registrados. Para isso, acrescente pelo menos mais 1 hora de antecedência, pois, poderá haver filas no posto de atendimento e demora no preenchimento da documentação.

  • Leve sempre com você uma lista de telefones úteis dos parentes, da agência ou agente de viagem (se tiver), embaixada brasileira no país de destino, seguradora de viagem, entre outros, caso precise telefonar por algum motivo durante a viagem.

Divulgo aqui um blog que tem um check list de viagem e outras dicas interessantes:
 http://lobusdaestepe.wordpress.com/