... Andancas constantes por esse mundo buscando algo que nao encontro em mim... Agora encontrei um outro alguem pra buscar sempre comigo... Descobrir o mundo!

Em Bilbao... DIA A DIA, OCIO E TEMPO LIVRE!!!

 
Depois desses mais de dois meses em Bilbao, agora sim, tenho uma rotina e milhares de coisas pra fazer. Acho que isso também é questao de personalidade... Digo isso porque indenpedente do lugar onde eu estou, minha vida vira uma correria depois de um tempo. Mas, esse é meu ritmo! Nao consigo ficar com horarios livres que logo arranjo uma maneira de ocupa-lo. Mas ocupar, pra mim tem muitos significados... Como pra cada um pode tomar um significado diferente!



Entao, vim aqui pra fazer o mestrado e ele tem horarios, como se diz aqui na Espanha, "muy raros". Faço minhas aulas teóricas de acordo com o calendario aleatorio dado por eles. Isso significa que nao tenho aula toda segunda, quarta e sexta, ou toda terça e quinta como costumam ser os horarios de qualquer aula. Uma semana tenho aulas 3 vezes na semana, outra semana, uma vez na semana, outra vez aos sabados, isto é, horarios loucos! Mas, indenpendente dos horários das aulas teóricas, tenho também a parte prática, o estágio obrigatório e esta experiencia está sendo riquissima!
Tenho como tutor o Prof. Dr. Delfin Montero e uma turma bacanerrica de 15 mulheres e 1 homem. Detalhe, o Prof. Delfim fala portugues. Uma graça! O que mais me encanta nisso tudo é como esse mestrado valoriza a aprendizagem significativa e considera cada aluno em suas especificidades. No Brasil, muitas vezes, temos que nos encaixar na pesquisa do professor, e muitas vezes, o professor so aparece pra te orientar no dia da defesa. Aqui tudo é acompanhado bem de perto. Tenho tutorias individuais com ele e com a tutora de "practicas" (=estagio) pelo menos a cada 15 dias. Ótimo! Pois fazem um acompanhamento bem de perto pra esclarecer suas duvidas, acompanhar seus trabalhos, acompanhar seu crescimento e ajuda-lo sempre. To amando!

A turma do mestrado também é excelente! Melhor que essa, só a da especializaçao (Mas também , a turma da especializaçao foi incrivel!!!! Como sempre, mulheres!!!!) ... rsrsssrrsrsrsrrsrsrs. Meu medo é que nao me ouvissem, ou tivessem algum preconceito, ou que fossem muito fechadas, ou ou ou... Varios medos! Mas, logo no primeiro dia, uma das chicas se colocou a disposiçao pra ajudar em qualquer coisa! Amei!!! Mas também, é de se esperar que uma turma que tem interesse a estudar inclusao, tenha esse perfil. :)

O estágio, faço todos os dias. Escolhi uma escola perfeita pra entender a educacao inclusiva. A escola fica num bairro com historia de exclusao, periferia e com imigrantes. Atende alunos com um historico de exclusao e dificuldades de aprendizagens nas escolas regulares, isto é, todos apresentam necessidades educativas especiais (n.e.e.) e devido a isso, o curriculo é todo modificado e adaptado as necessidades de cada um, considerando seu perfil, suas habilidades e potenciais. Estou em um programa com alunos que alem das n.e.e. tem deficiencia intelectual dos mais diferentes niveis. Estou encantada com o programa curricular oferecido a eles. Além do mais, tudo bem organizado, planejado e com profissionais compententíssimos!

Enfim, um mestrado academico e profissional que recomendo a todos que querem estudar educaçao especial. Além do que, o país Vasco é considerado um dos lugares pioneiros e modelo na questao da educaçao inclusiva na Espanha. Estou em boas mãos.

Além das aulas e estágio do mestrado, tenho aulas de español. Estou no nivel avançado mas, tenho muitas dificuldades e cada vez me parece que to tendo mais dificuldades com a lingua. Parece que to desaprendendo! Nao sei se é um conflito normal inicial, mas minha cabeça embola tudo que ja aprendi! As vezes, chego pensar até em ingles!!!! Até porque, com esse tanto de aluno em intercambio, acabamos falando ingles no final pra que todos entendam. Mas, no ingles, tenho que desenvolver muito a fala ainda! Um proposito meu é ir fazer um curso no fim do mestrado na Irlanda pra desenvolver mais meu ingles. Tento fazer minhas aulas na Englistown pelo menos umas 3 vezes na semana. Uffff!!!! Coisa de mais pra uma pessoa só ne!

Faço academia sempre! Afinal, pra comer, tem que malhar! E como muito! Mas tento manter uma alimentaçao saudavel, faço comida em casa e com o minimo de industrializados. E por falar em comida, tinha me matriculado num curso de culinaria, pero... nao vai rolar agora. Quem sabe, ano que vem!

Depois de tudo isso, ainda me sobra algum tempinho pra ir encontrar com amigos e nas festas que rolam... Confesso que prefiro programas mais lights, como um café, uma festa em AP (adoro os jantares multiculturais nos quais cada um leva uma comida do seu país!), e passear por aí... Sempre que estou "andando por ai", caio em um parque lindinho!!!! Isso é uma coisa que amo na Europa! Os parques e opçoes de lazer ao ar livre e melhor, de graça!!!

Mas isso vai ficar pra um proximo post!!!

_________________________________________________________________________________________


OPÇOES DE LAZER EM BILBAO

¡Hola chicos y chicas!

Depois de tanto tempo, voltei! Esses ultimos meses foram muito movimentados pra mim e acabou que nao tive muito tempo pra dedicar a escrever no blog!

Esses dias tomei uma decisao pra minha vida...Cansei de ficar em casa os finais de semana fazendo trabalho! kkkkkkkkkkkk Cansada de ser enganada por mim mesmo! Tem que dar uma tregua para o nosso corpo! Eu estava enfurnada todos os finais de semana fazendo os milhoes de trabalhos que tem pra fazer sempre e nao estava aproveitando nada que a cidade me oferece. Antes eu ainda ia pra academia, mas agora dando aulas de Educaçao Fisica na escola, e as vezes fazendo, as aulas junto dos alunos, chegava em casa morta!

Entao, decidi conhecer mais das opçoes de lazer de Bilbao e quem busca, acha!
Aqui em Bilbao, tem as opçoes da night (que cá pra nós, sao caras e chatas!), opçoes para o dia (pra todas as idades e encontrei opçoes de ocio noturno alternativo (me apaixonei!!!).


Depois de ir algumas vezes nas festas Erasmus, que acontecem todas as quintas feiras do mes, (as vezes as sextas também), cansei desse tipo de festa. É bom pra conhecer os estudantes, mas com tanto barulho nao da pra conversar direito!!! Além do mais, fica lotado e é caro!!! Em Bilbao, diferente do Porto, as festas Erasmus sao de graça (até umas 22:30, ms tenha certeza que voce será o primeiro a chegar!) e depois se paga 7 ou 10 euros com direito a uma bebida. E por falar em bebida, sao caras! Uns 5 euros dependendo do que voce vai tomar.

As baladas aqui começam bem tarde e antes das baladas normalmente tem um "esquenta" na casa de alguém. E la pra meia noite ou mais, o povo decide ir pras boates. Vi muita diferença entre os países. Por exemplo, na Suiça (Genebra) TUDOOOOOO é MTOOOOOOO mais caro. Uma balada, 20 ou 30 euros, uma bebida la dentro, pior que aqui, 7 euros minimo. E de um extremo ao outro, Irlanda (Dublin), tudo de graça pra entrar (maioria), dependendo do dia a bebida (Pint - copao de bebida - 500ml) é mto barata, 3 euros.


Voltando pra Bilbao, além das boates, uma vez no mes tem a festa no museu Guggenheim que custa 14 euros e da entrada pra festa do museu e pra uma outra boate chamada FEVER (com varios ambientes!). Pode ser interessante essa mistura de Museu e festa... rsrsrrsrsrsr

"DISCOS" de BILBAO
Sala VIP
FEVER
The Loft
Conjunto Vacio
Santana 27
Antzokia
Outras...

Outras opçoes, sao as festinhas interculturais que rolam na casa dos estudantes. Muito bacana! Cada um leva uma comida típica de seu país e sua bebida. Muita conversa em todos os idiomas e é otimo pra conhecer melhor as pessoas e "quebrar" muitos estereotipos e pré conceitos que se tem de cada país.

Esse mes, como gastei meu rico dinheirinho em passagens e viagens para o verao, teve que buscar opçoes de lazer baratas, ou melhor, opçoes gratis. E uma diferença que se encontra do Brasil pra Europa, sao as ofertas culturais e de lazer que se encontra para todas as idades e sem custo. O governo investe em varios projetos, programas, parques, praças, etc... para que toda a populaçao possa disfrutar de momentos e convivencias, seja em familia ou amigos.

Um exemplo que encontrei para esse mes, foi frequentar o "Centro Municipal de Deusto". Esses centros estao presentes em todos os bairros e apresentam as mais variadas atividades. Desde o inicio do mes, eles estao com um programa de ocio noturno para jovens que querem participar de algo alternativo.

VIERNES Y SÁBADOS
Centro Municipal de Deusto
Teléfono: 94.447.80.31 Organización: Aldaika


DEUSTO Desde las 22h

Curso: fotografía digital, días: 11/18/25 marzo y 1/8/15 abril. Inscripción 5€ ( 944478031)

18 marzo: pizza, capoeira, anillo con restos textiles, globoflexia, maquillaje gore, percusión árabe, defensa personal.
25 marzo: cocina de la abuela, cuadros de arena, defensa personal, taller de la risa, cajón flamenco, taller de relajación, malabares.
1 abril: cocina fresca de verano, taller portavelas, caricaturas, huerto en maceta, taller de magia, crea tus jabones, globoflexia.
8 abril: barbacoa de verano, relajación, maquillaje fantasía, bailes latinos, percusión árabe, papel reciclado.
15 abril: simulador coches 3d, postres, infusiones y té, electrodance, cajón flamenco, flores de foam, bailes latinos.
6 mayo: cocina vegetariana, bailes latinos, taller de cuero, taller de magia, arreglos florales, tatuajes de henna, taller de la risa.
13 mayo: actividades al aire libre desde las 22:00: capoeira, malabares, astronomía, caricaturas, percusión árabe, txalaparta.
20 mayo: kayak nocturno por la ría gratuíto, salida desde el museo marítimo: 20:00, plazas limitadas.
27 mayo: maratón de futbito nocturno, plazo de inscripción: 13 abril-13 mayo.



Tem tambem em outros centros, por exemplo, no Centro de Zorroza e Recalde, com a seguinte programaçao:


ZORROZA 
25 marzo: Pilates; cocteles tropicales, bachata, collares con semillas, campeonato FIFA.
1 y 8 abril: técnicas de relajación dinámica: 5 euros e inscripción previa.
1 abril: taller de cuero, joyas papel, decoupach, percusión afro-árabe, campeonato dardos.
8 abril: diseña tu diadema, chapas creativas, botica de la abuela, campeonato de dardos. 22:30 espectáculo de música y danza: Majarambu.
15 abril:  Campeonato de baloncesto en el ferial 3 x 3, apúntate con antelación.
6 mayo: paseo nocturno en kayak por la ría, salida desde el museo marítimo 2 turnos: a las 20 y a las 22 h, apúntate con antelación.
13 mayo: cocina divertida, caricaturas, trucos de magia, papiroflexia, malabares.
20 mayo: bike looping en el ferial a las 20h.


REKALDE: de 21 a 00h.
Taller cocina con inscripción previa 2 días antes. mejicana: 8 abril, italiana: 13 mayo, vasca: 27 mayo.
8 abril: Combate Láser, con inscripción previa del 21 marzo al 1 abril.
29 abril al 10 mayo: Gymkana fotográfica con inscripción previa del 29 al 10 mayo, en ambas categorías digital y analógica.
20 mayo: Campeonato de futbito, con inscripción previa 6 al 18 mayo. Cada equipo contará con 4 jugadores y un portero como mínimo.20h inicio.
27 mayo: Kayak por la ría de bilbao, con inscripción previa: 16 al 23 mayo. 2 grupos: de 20-21:30h, y 22-23:30h.
3 junio: noche flamenca con taller de palmas y compás,y de baile flamenco. Concierto: 23h.


O que me encanta aqui tambem sao as praças muito bem cuidadas e os parques onde se ve familia, namorados deitados pelas gramas, cachorros brincando com os donos, cisnes lindos pelos riozinhos, arvores de varias especies, etc. Cada parque mais lindo que o outro e uma sensaçao de tranquilidade. Estou doida pra chegar a primavera e o verao pra ver esses parques bem mais movimentados e com inumeras atividades. Sao otimos lugares pra relaxar, estudar, namorar, navegar (sim, as praças tem wifi). Quando for embora, creio que disso eu sentirei muita falta.