... Andancas constantes por esse mundo buscando algo que nao encontro em mim... Agora encontrei um outro alguem pra buscar sempre comigo... Descobrir o mundo!

Intercambio em Porto

Um dos sonhos importantes que conquistei.

Um intercambio na graduacao! Um convenio entre a UFMG e a UP (Universidade do Porto) fez com que varios alunos pudesse ter essa oportunidade.
Primeira coisa, verifique se a sua universidade (normalmente, tem um setor chamado Relacoes Internacionas, ou coordenadoria de assuntos internacionais, ou algo assim) tem convenio com universidades em outros paises.
Se nao tiver, nao perca as esperancas pois normalmente um convenio pode ser estabelecido, sendo isso um processo mais burocratico pois sera voce que tera que ser o mediador entre a sua Univ. e a Univ. de destino.
Entao, se tiver convenio procure saber quando e a abertura de editais e verifique pra que cursos ha vagas.
No meu caso, eram 4 vagas (2 alunos iam num semestre e os outros 2 iam no proximo semestre) pra Faculdade de desporto da UP. Em algumas faculdades o processo de selecao e disputado. Ainda mais pra paises como Portugal (nao teremos problemas com exigencia de testes de proficiencia). Passei em 2o lugar dentre 35 pessoas disputando as vagas. UHULLL!!!!

Normalmente os processos de selecao pedem:
- Carta de motivacao - Uma carta explicando a importancia, relevancia dessa experiencia pra voce. Isso inclui experiencia social, cultural, profissional...
- Curriculo - Se voce pensa em conseguir uma bolsa de estudos, por exemplo, e importante voce ja pensar em ter uma iniciacao cientifica, monitoria ou projetos de extensao no curriculo.
- Cartas de recomendacao - carta de professores que tiveram ou tem contato com voce, falando das suas competencias, habilidades, importancia pro curriculo, etc...
- Proficiencia: Se voce vai pra Portugal, logico, nao precisa! Mas se voce vai pra pais onde a lingua materna nao e o portugues, se ligue! Se voce tiver feito cursos de linguas, ja sai na frente. Se tiver aprovacao em exames de proficiencia (Ingles-TOEFL, TOIEC, Cambrige.../ Espanhol - DELE), 50% do caminho andado.

Sendo aprovado, comece a pensar nas disciplinas que enriquecerao seu curriculo (muitas pessoas fazem disciplinas que nao tem em sua faculdade de origem) e naquelas que voce pode pedir equivalencia quando voltar (exemplo, fiz a disciplina "Aprendizagem motora" em Portugal, pode-se pedir equivalencia dessa disciplina na minha facul pois aqui tambem tem "Aprendizagem Motora"! Assim voce nao precisa repeti-la).

Quis aproveitar tudo que a facul podia me oferecer. Adorei conhecer os laboratorios, grupos de estudos, estagios voluntarios. Pense que sera uma oportunidade unica de aumentar sua rede de contatos profissionais e sociais. No final, se voce tiver sido dedicada, compromissada, quem sabe voce consegue uma carta de indicacao de algum professor?!?! Foi o que eu fiz! Ja pensando em participar de um proximo processo de selecao pra mestrado, uma carta de uma faculdade na Europa seria de grande valia (hehehhehehe). Pense nisso! 

Galera ERASMUS 2008/2009