Esses dias venho pensando muito na minha pós aqui. É inevitavel a comparaçao. Fico tentando encontrar as diferenças, vantagens e desvantagens dos dois sistemas. Algumas coisas vem me incomodando e outras vem me encantando...
Começo entao pela explicaçao do sistema de pós graduaçao aqui na Espanha, que posso generalizar como sendo o Espaço Europeu de Educaçao Superior, ja que o famoso Processo de Bolonha ordenou e padronizou todo o sistema para facilitar a mobilidade entre os estudantes e professores (entre outros objetivos) (Se quiserem mais informaçoes, visite a pagina http://www.eees.es/).
Aqui vai a explicaçao do sistema (Fonte: Site do Espaço Europeu de Ed. Superior)
Los estudios universitarios oficiales se estructuran en tres ciclos denominados, repectivamente, grado, máster y doctorado.
- Los estudios de grado te ofrecen una formación académica y profesional que te capacita para incoporarte al mundo laboral.
- Los estudios de máster te permiten adquirir una formación especializada orientada al ámbito de la investigación o al mundo profesional.
- Los estudios de doctorado tiene por objetivo proporcionar una formación avanzada en técnicas de investigación.
Normalmente, os mestrados denominados ERASMUS MUNDUS sao mestrados bastante reconhecidos, em ingles e possuem um tempo de duraçao de 2 anos (120 creditos).
Aqui nao ha muita dificuldade para passar de um ciclo ao outro. Aí começam as diferenças. Para fazer um mestrado ou doutorado basta se candidatar, a dificuldade é muito menor do que no Brasil, ja que para qualquer coisa que voce faz, a concorrencia é enorme.
No Brasil, o orgao que regula o sistema de pos graduaçao é a CAPES. Encontrei essa definiçao da CAPES que está no Wikipedia:
"El CAPES (en portugués, Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior) es un organismo brasileño bajo la autoridad del Ministerio de Educación que desempeña tres actividades principales: la evaluación de los programas brasileños de postgrado, el pago de becas y auxilios a investigadores y sobre todo a estudiantes de maestría y doctorado, y el mantenimiento de un Portal de Periódicos que incluye más de 12.000 títulos, la mayor parte de ellos en inglés. Capes es la única entidad en Brasil que puede cerrar - y efectivamente cierra - cursos de mala calidad. Por eso se considera que el postgrado es el único nivel de enseñanza en el cual Brasil tiene calidad internacional."
Por essa definiçao ja comecei a ficar irada... A frase final é "a pós graduaçao é o único nivel de ensino no qual o Brasil tem qualidade interancional". Ok. Considero essa informaçao verdadeira em partes. Depois de ter frequentado a graduaçao em Porto, vi o quanto nossa graduaçao (pelo menos na UFMG) é de qualidade. Lógico que temos sempre o que melhorar e o que reclamar (estrutura fisica, recursos, alguns professores...) mas no geral considero a UFMG melhor em muitos aspectos. E digo que muitos amigos que estudavam em universidades particulares (como PUC, UNI...), acharam o mesmo; nao é mérito da universidade pública.
Percebi a diferença no conhecimento e na postura dos alunos. Tanto na graduaçao em Porto, quanto na pós graduaçao aqui. Na graduaçao, vejo que encaramos com muito mais seriedade, com olhar crítico e somos avaliados em todo o processo de aprendizagem. Na pós graduaçao concluí que as diferenças acontecem devido a falha da graduaçao o ou de todo o processo de ensino por aqui.
Fiquei assustada com o desconhecimento das normas de trabalhos academicos (por parte dos alunos); com o tempo destinado a elaboraçao da dissertaçao (6 ou 12 créditos, e só!); com o tempo destinado a apresentaçao da dissertaçao e a maneira como ela é feita (aprensentaçao oral de 5 a 10 minutos com mais alguns 20 minutos de pergunta).
Mas ao mesmo tempo as vantagens sao aparentes - a organizaçao, o acompanhamento de todo o processo bem proximo do aluno, a experiencia que os estagios de 1 ano te proporcionam; os métodos de avaliaçao variados e coerentes com o objetivo e a despreocupaçao ou a "nao pressão" em todo o curso, o que faz que estejamos mais preocupadas com a aprendizagem e nao com as temidas provas.
Entao, todos os sistemas tem suas vantagens e desvantagens, tem suas caracteristicas, diferenças e semelhanças. O que conta mesmo é como VOCE se empenha em todo o processo, como voce se empenha e dedica. Ja digo de antemao: Posso até nao conseguir a validaçao desse mestrado no Brasil, mas ja digo que está valendo muito a pena!