... Andancas constantes por esse mundo buscando algo que nao encontro em mim... Agora encontrei um outro alguem pra buscar sempre comigo... Descobrir o mundo!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Pos graduação: Espanha x Brasil

Esses dias venho pensando muito na minha pós aqui. É inevitavel a comparaçao. Fico tentando encontrar as diferenças, vantagens e desvantagens dos dois sistemas. Algumas coisas vem me incomodando e outras vem me encantando...

Começo entao pela explicaçao do sistema de pós graduaçao aqui na Espanha, que posso generalizar como sendo o Espaço Europeu de Educaçao Superior, ja que o famoso Processo de Bolonha ordenou e padronizou todo o sistema para facilitar a mobilidade entre os estudantes e professores (entre outros objetivos) (Se quiserem mais informaçoes, visite a pagina http://www.eees.es/). 


 
Aqui vai a explicaçao do sistema (Fonte: Site do Espaço Europeu de Ed. Superior) 

Los estudios universitarios oficiales se estructuran en tres ciclos denominados, repectivamente, grado, máster y doctorado.

- Los estudios de grado te ofrecen una formación académica y profesional que te capacita para incoporarte al mundo laboral.

- Los estudios de máster te permiten adquirir una formación especializada orientada al ámbito de la investigación o al mundo profesional.

- Los estudios de doctorado tiene por objetivo proporcionar una formación avanzada en técnicas de investigación.

 

Normalmente, os mestrados denominados ERASMUS MUNDUS sao mestrados bastante reconhecidos, em ingles e possuem um tempo de duraçao de 2 anos (120 creditos).

 

Aqui nao ha muita dificuldade para passar de um ciclo ao outro. Aí começam as diferenças. Para fazer um mestrado ou doutorado basta se candidatar, a dificuldade é muito menor do que no Brasil, ja que para qualquer coisa que voce faz, a concorrencia é enorme.

 

No Brasil, o orgao que regula o sistema de pos graduaçao é a CAPES. Encontrei essa definiçao da CAPES que está no Wikipedia:

 

"El CAPES (en portugués, Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior) es un organismo brasileño bajo la autoridad del Ministerio de Educación que desempeña tres actividades principales: la evaluación de los programas brasileños de postgrado, el pago de becas y auxilios a investigadores y sobre todo a estudiantes de maestría y doctorado, y el mantenimiento de un Portal de Periódicos que incluye más de 12.000 títulos, la mayor parte de ellos en inglés. Capes es la única entidad en Brasil que puede cerrar - y efectivamente cierra - cursos de mala calidad. Por eso se considera que el postgrado es el único nivel de enseñanza en el cual Brasil tiene calidad internacional."


Por essa definiçao ja comecei a ficar irada... A frase final é "a pós graduaçao é o único nivel de ensino no qual o Brasil tem qualidade interancional". Ok. Considero essa informaçao verdadeira em partes. Depois de ter frequentado a graduaçao em Porto, vi o quanto nossa graduaçao (pelo menos na UFMG) é de qualidade. Lógico que temos sempre o que melhorar e o que reclamar (estrutura fisica, recursos, alguns professores...) mas no geral considero a UFMG melhor em muitos aspectos. E digo que muitos amigos que estudavam em universidades particulares (como PUC, UNI...), acharam o mesmo; nao é mérito da universidade pública.


Percebi a diferença no conhecimento e na postura dos alunos. Tanto na graduaçao em Porto, quanto na pós graduaçao aqui. Na graduaçao, vejo que encaramos com muito mais seriedade, com olhar crítico e somos avaliados em todo o processo de aprendizagem. Na pós graduaçao concluí que as diferenças acontecem devido a falha da graduaçao o ou de todo o processo de ensino por aqui. 


Fiquei assustada com o desconhecimento das normas de trabalhos academicos (por parte dos alunos); com o tempo destinado a elaboraçao da dissertaçao (6 ou 12 créditos, e só!); com o tempo destinado a apresentaçao da dissertaçao e a maneira como ela é feita (aprensentaçao oral de 5 a 10 minutos com mais alguns 20 minutos de pergunta).


Mas ao mesmo tempo as vantagens sao aparentes - a organizaçao, o acompanhamento de todo o processo bem proximo do aluno, a experiencia que os estagios de 1 ano te proporcionam; os métodos de avaliaçao variados e coerentes com o objetivo e a despreocupaçao ou a "nao pressão" em todo o curso, o que faz que estejamos mais preocupadas com a aprendizagem e nao com as temidas provas.


Entao, todos os sistemas tem suas vantagens e desvantagens, tem suas caracteristicas, diferenças e semelhanças. O que conta mesmo é como VOCE se empenha em todo o processo, como voce se empenha e dedica. Ja digo de antemao: Posso até nao conseguir a validaçao desse mestrado no Brasil, mas ja digo que está valendo muito a pena!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo Post...
    estou tentando também uma bolsa na universidade de granada. Se der pra você me ajudar!!!
    Você é um exemplo de que sucesso não é só uma questão de sorte. Guerreira!!!
    Seu Blog esta ótimo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Ohhhh meu Deus! Que amore esse menino!!! Vc sabe que eu te ajudo né?! rsrsrrsrsrrs Por onde começamos???? kkkkkkkkkkkkk
    Brincadeirinha interna!!! Vamos conseguir amore! Os primeiros passos ja foram dados, agora é so esperar!

    ResponderExcluir