... Andancas constantes por esse mundo buscando algo que nao encontro em mim... Agora encontrei um outro alguem pra buscar sempre comigo... Descobrir o mundo!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A moda na Europa

Resolvi falar da moda na Europa pois estou meio incomodada com minha maneira de vestir aqui. Na minha estadia em Porto nao me senti tão "estranha no ninho" como tenho me sentido agora. Acho que isso aconteceu por que quando em Porto estava na Faculdade de Desporto e alí nos temos nosso próprio jeito esporte de se vestir. Todos usavam tenis, calças de ginástica e agasalhos esportivos. Além do mais, na Faculdade de Desporto de Porto tinha milhares de brasileiros, o que nao me causava estranhamento da maneira de vestir dos alunos. Agora, como estou frequentando uma Universidade que tem uma sede com vários cursos no mesmo prédio, a maneira de se vestir das pessoas mudou. Quer dizer, isso sempre continuou o mesmo, eu que mudei de "habitat". 
E isso, passou a me incomodar... O jeito europeu de se vestir é um pouco diferente do nosso, ainda que no verao e talvez na primavera guarde algumas semelhanças.
Entao, para me forçar a pesquisar a maneira de se vestir dos jovens, pensei em escrever esse tópico sobre moda jovem. Nao achem que eu entendo de moda. Na verdade, so quero saber um pouco mais dos acessorios, sapatos e roupas que dao a cara ao europeu.

Pelo menos na Universidade de Deusto (não posso falar das outras porque nao conheço!), observando as amigas europeias que tenho feito, passeando pelas lojas e ruas de Bilbao,  vejo que tem algumas coisas que são essenciais ao se vestir aqui.

Moda 1- O CABELO

Esse tal do cabelo para as brasileiras é um assunto complicado. Nós temos escovas de todo tipo (começou com a japonesa, francesa, marroquina, progressiva, gradativa, definitiva...), relaxamento, alisamento, e tentamos domar nossos cachos e a rebeldia deles a todo o tempo com produtos. Aqui, observo o contrario, Quanto mais volumoso e com movimento o cabelo melhor! Nada de fazer prancha, ninguem quer o cabelo escorrido! Mousses e gel para coloca-lo selvagem. Me parece que cabelos repicados e desiguais sao os mais usados. E as mechas???? Tem cada uma mais linda que a outra (mescla de tons de louro, com castanho, cobre...), mas tem uma também que está na moda e que para nós é estranho e sao as mechas azuis, turquesa e roxas. Fiquei super feliz pois cheguei aki na moda, mamys fez para mim, mechas de 3 tons.
Além de solto e também com prendedores do lado, usa-se muito um coque altissimo no topo da cabeça. Os arcos e presilhas sao muito comuns.

Moda 2 - Acessórios

Nada tem mais a cara da Europa que os "panuelos" de pescoço. Tem pra inverno, tem para o verao, tem para toas as estaçoes, com todos os preços e para dia e noite. O que nao pode é ficar sem ele! Acho que as europeias tem um para cada hora, minuto e segundo do dia. Além disso, tem várias maneiras de coloca-lo - envolvendo o pescoço dando voltas, fazendo nós, usando com o V para frente, V para trás...

Os oculos da moda aqui sao aqueles mesmo que estão na moda no Brasil também. Bem parecidos com oculos de brinquedos, cheios de cor. Mas também aqueles oculos bem grandes continuam sendo clássicos.


Os outros acessórios sao as pulseiras, brincos e cintos. Que sao muito usados para dar um acabamento no look. Os cintos mais usados sao os largos colocados em cima das blusas.

Moda 3 - Roupas

O que tem me chamado mais a atençao são as blusas largas, despojadas que as mulheres jovens usam. Nada de muito colado pelo menos agora no verão. Blusas largas e grandes com short colado e curtissimo. Ou entao, saias bem rodadas com cintos e blusa mais apertada. Sempre em conjunto com os panuelos e os acessórios.
As calças sempre mais largas sao comuns por aqui. Normalmente mais justas na canela para que se possa colocar botas e também cai bem com as sandálias que sao sempre amarradas a canela e sao bem tradicionais aqui.

Alias, terei que fazer umas comprinhas porque esse look esportista que tenho me deixa um "peixe fora do aquário".


5 comentários:

  1. hahahahah
    adorei o topico, vc deve imaginar que eu SUPER me identifiquei com a moda da europa ne?
    AMO
    aqui me sinto no meu habitat. posso até usar chapeu que nao serei recriminada!!! alem das meias calças variadas (que eu acho que voce nao falou sobre elas) que no Brasil nem tem.
    preciso me segurar aqui em dublin, pq ta demais.
    no mais, acho que cada um tem que se vestir do jeito que achar que deve. e aqui na europa eu acho que é assim, ningem te recrimina se voce quiser sair com uma sacola na cabeça, ou usar calça furada (como tem gente usando aqui no Hostel). aqui voce é livre para testar e ser voce mesmo. isso que importa. e pra mim a moda é isso. é voce se expressando atraves das suas roupas o que voce é.
    logo gata, se joga em voce mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Aiiii amigaaa!!! Q bom que voce gostou do tópico! Pode postar o quanto voce quiser pois voce é uma expert nisso!! Realmente, o que eu to adorando é isso, vc pode vestir o que quiser, colocar o tanto de acessorios que preferir que ninguem fica te julgando ou te olhando esquisito! O lugar que mais senti isso foi Amsterdan. Amei o jeito despojado e "nem ai" deles se vestirem. E realmente, meia-calça e chapeu, alem das gargantilhas de flor sao normais aqui.
    To amando e aqui to descobrindo uma nova maneira de vestir, a minha maneira e da maneira que eu me sentir melhor, logico!
    OBS: Cada coisa mais linda, diferente e exotica pro preços incriveis!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia!
    Adorei o blog! :)
    Por acaso achei muito giro este retrato da moda europeia....quase descreveste o meu guarda roupa! :) principalmente os lenços (panuelos)...tenho tantos, de todas as cores, padrões...não sei bem como os vou levar todos ( e os sapatos, brincos, pulseiras....aiiii)!
    É interessante porque nunca tinha pensado na moda europeia desta forma...mas depois de perceber que uso praticamente tudo o q disseste neste tópico, quase acho estranho porque parece que por cá andamos todas iguais!
    Mantém a originalidade e acima de tudo, usa o que te faz sentir bem! :)
    beijinho
    Paula (a portuguesa que está quase quase a chegar ao paraíso no país basco!)

    ResponderExcluir
  4. Paula, que bacana seu comentário! E voce disse tudo: Voce se acostuma com sua maneira e a dos outros de se vestir mas, para nós, é muito diferente! Essa coisa de pañuelos, botas e cabelos "a seu gosto" é original e nos encanta. Pelo menos a mim! Quando chegamos ficamos loucas com o jeito de se vestir das europeias e levamos muita coisa daqui! Ja comprei várias coisas e me sinto super bem com essas roupas. No Brasil se colocamos um chapéu ou um pañuelo, voce é o destaque da noite e ficamos com a fama de "querer aparecer". Mas quer saber de uma coisa, é uma questao de estilo ;) e to amando esse!
    ¡¡¡Besitos e que llegué luego!!! Quiero conocerte!

    ResponderExcluir
  5. He disfrutado mucho con tu último postagem sobre la comida y bebida en España.

    Tengo que decirte varias cosas.

    Especialmente en El Pais Vasco damos mucha importancia a la comida. Si hay que hablar, quedamos para comer. Si hay que quedar para una cita, quedamos para comer en un restaurante. Si hay que divorciarse de un matrimonio, quedamos
    para comer.....etc

    También hay otra costumbre en El Pais Vasco que es la de apostar. Tenemos mucha costumbre de apostarnos siempre una comida en el restaurante más caro por casi todo. Hasta por las más mínimas tonterías. Te apuesto una comida a
    que.........siempre es algo que no tiene demasiada importancia, porque lo
    importante es comer bien y pasar un rato juntos.
    Si no me crees no tienes nada más que observar el horario de aquí para la comida. Yo creo que es único en el mundo. La gente sale de trabajar a las 13.30 o 14h e invierte dos horas o más para comer. En ninguna parte del mundo hay
    tanto espacio de tiempo para comer entre horas de trabajo como aquí. También es verdad que en Europa se termina de trabajar a las 17h y aquí no es raro que los trabajadores lleguen a las 20 o 21h de regreso a casa.
    Y por último, dos cosas que sólo hay en las pastelerías de Bilbao. 1) Los bollos con mantequilla, únicos en Bilbao; sólo se pueden encontrar en las pastelerías de Bilbao y crean adicción.
    2) Y también el famoso Pastel de Arroz sin arroz. Sólo se consume en Bilbao
    y está buenísimo.

    José

    ResponderExcluir