... Andancas constantes por esse mundo buscando algo que nao encontro em mim... Agora encontrei um outro alguem pra buscar sempre comigo... Descobrir o mundo!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sobre mochilão

Fazer um mochilao pela Europa é um sonho de muita gente! E eu consegui realizar esse sonho! Pra mim, nao era apenas importante conhecer lugares, mas sim conhecer as pessoas do lugar, seus hábitos, suas crenças, sentir os costumes de cada cidade... Mas é preciso planejamento caso voce vá ficar mochilando por um tempo. Uma coisa é um planejamento pra uma viagem de fim de semana e outra coisa é se planejar a andar por lugares diferentes, com linguas diferentes, sistemas diferentes por um mês.

A viagem que fiz foi de 26 dias pela Europa no inverno por 8 cidades diferentes e de onibus!


Para começar a planejar pensei:


-Cidades que gostaria de conhecer;
-Tempo em cada cidade;
-Meio de transporte mais viavél;
-Dinheiro disponível;
-Gastos previstos;


Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a organizar sua viagem. Por exemplo, um guia de viagem pode te adiantar muito a vida! Um guia que considerei muito bom foi o "Guia Criativo Para o Viajante Independente na Europa" de Zizo Asnis e os viajantes. Tem o site dele também no qual voce pode encontrar muitas informações e dicas importantes www.oviajante.uol.com.br



Em relação ao meio de transporte, cada um tem suas vantagens e desvantagens. Cada pessoa escolhe seu meio de transporte de acordo com suas preferencias e tem fatores que sao determinantes. Eu, por exemplo, preferi ir de onibus. Vantagens: Permite comprar passes de jovens; mais barato (principalmente em baixa temporada!); podemos levar mais kilos na bagagem (aviao-max.10kg  onibus-1 mala); voce pode usar o onibus para dormir enquanto se desloca de uma cidade a outra; normalmente as estações sao mais localizadas dentro da cidade ou até no centro; o tempo gasto com deslocamento entre uma cidade e outra chega a ser quase a mesma de um trem (que nao seja um trem de alta velocidade!) e dependendo do passe de trem, o onibus é mais confortavel.


Bem, eu fiz o mochilao pela Eurolines que é uma linha de onibus que roda a Europa. Comprei um passe de 30 dias (menor de 26 anos é mais barato! e dependendo da época (baixa temporada) é mais barato ainda!) e pude sair viajando por ai, fazendo paradas onde a empresa cobria (tem opçao de passe de 15 dias e passe de 30 dias). 
 

O site da empresa é www.eurolines.com e alí se pode tirar muitas duvidas! Caso voces necessitem também, podem me deixar comentarios que respondo as duvidas de voces em relaçao a esse passe.

Normalmente, ficava uns 3 dias numa cidade, fazia check-out antes de vencer uma outra diaria ms deixava minha bagagem no hostel (eles deixam pegar mais tarde, mesmo vc tendo feito check-out! Sendo que alguns cobram, outros nao!) e pegava o horario de bus que dava pra viajar entre uma cidade e outra pela madrugada, assim eu economizava também com mais diarias em albergue...


Uma outra opçao é ir conhecendo estudantes ERASMUS que estao de intercambio também e ir fazendo amizades, por que assim, "uma mao lava a outra". Voce se hospeda na casa da familia dele e oferece a sua casa para ele. Inclusive, os grupos sociais estao dando uma maozinha nesse intercambio de casas (Nao é mesmo Mara!). Conheci pessoas por comunidades no orkut que estavam também de intercambio, fomos nos conhecendo por internet e por fim, fizemos uma troca: Vem conhecer a minha cidade que eu vou na sua!!!

 
Enquanto planejava, pensava como era dificil fechar albergues pra todos os dias de viagem. Por fim, decidi nao reservar nenhum albergue (apenas reservei o albergue de Londres, ja que a imigraçao inglesa sempre cobra impresso as reservas, endereço do lugar, tempo de hospedagem, etc...)! Até porque como era um mochilão, tinha uma ideia de quanto tempo ia ficar em cada cidade, mas nao queria ter tempos contados, ja que talvez uma cidade me interessava mais do que outra... Entao, como era uma pessoa só (falo isso porque quando se viaja de grupo é importante fazer a reserva senao voces acabam dormindo ao relento!), nao tive dificuldades em encontrar albergue. Aliás, quando descia da estaçao de onibus, com minha malinha, a primeira providencia era ir a um posto de informaçoes para pegar um mapa da cidade e um guia de hospedagem e assimia caminhando tranquila pelas cidades. 


Lembrem-se, normalmente o horario de entrada para os albergues sao, em média, a partir de 12 ou 13hs e o check-out, a partir de 10 ou 11 hs.


Os gastos totais foram de 1000 euros!!!
Minha rota foi: 
Porto-Madrid-Barcelona-Paris-Londres-Bruxelas-Amsterdan-Florença-Roma-Madrid-Porto.
Estive sozinha em alguns trechos e em outros marcava de encontrar amigos pelas cidades ou sempre encontrava companhia! Aliás, os brasileiros estao por todos os lugares!



Foram viagens incríveis, foram momentos de muito frio (nevasca em Londres), momentos de diversão (passeio pela Eurodisney Paris com meu grande amigo Leo!), foram momentos de se achar a mulher mais fina do mundo passeando pela Champs Elysees... Foram momentos de passeios por parques, museus, tranquilidades (sentado na Jardim de Versailhes) e agitaçoes das Las Ramblas, momentos de experimentações (o verdadeiro pão frances, a pizza italiana, a trufa e o chocolate belga, a pontualidade e organizaçao inglesa)  e apesar de muita gente achar que uma viagem solitária é monotona e sem graça, pra mim, foram as melhores viagens da minha vida! E nao tem preço, poder disfrutar das paisagens por onde eu andei, em minhas andanças...



_________________________________________________________________________________________

GUIA PARA DORMIR EM AEROPORTOS

E nada melhor que além de economizar na passagem, economizar nos albergues... Para isso, voce pode por exemplo dormir no aeroporto! Encontrei um site super interessante pra quem pretende passar a noite em um aeroporto. Varios motivos nos levam a isso: 

- O voo que comprei sai tão cedo que nao terei como ir pro aeroporto de uma forma barata (onibus ou metro!), o que te restaria era pegar o ultimo horario de onibus do dia anterior e dormir pelo aeroporto ate o horario do seu voo;
- Nao me sobrou mais dinheiro! Terei q dormir no aeroporto!!
- Nao quero gastar dinheiro com hostel caro por mais um dia!!! Vou dormir no aeroporto!!!
- Meu voo chega tao tarde que nao terá mais como ir pra cidade principal, ja que as m... do aeroportos normalmente estao em cidades vizinhas;
- O aeroporto é melhor que o lugar que eu reservei pra dormir! rsrsrsrsrrsrsrssr

Motivos a parte, pra voce saber se o aeroporto tem horario pra fechar e abrir, pra voce saber se é 24hs, se tem restaurante, lugar pra dormir, se é confortavel, se tem movimento, etc, etc, etc... Consulte essa pagina:  

The Guide to Sleeping in Airports
http://www.sleepinginairports.net/

 

Uma pagina em ingles, que te da avaliaçoes de todos os aeroportos do mundo sobre as comodidades (ou nao) que oferecem os aeroportos. O mais interessante é que é especifico pra quem quer dormir neles.
Boas dicas!!!

5 comentários:

  1. Ana,
    estou adorando seu blog, vai me ajudar mto para planejar minha viagem...vou visitar sempre!
    bjos e boas viagens!

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber sobre o mochilao!
    Em breve, farei um tbm! pode apostar...
    Parabens Ana, suas dicas são muito valiosas!!
    ;D

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!
    Bateu saudade das minhas andanças pela europa tb!! rsrs
    Parabéns pelo blog Ana!! Vou indicar pra uma amiga q vai viajar em Dezembro...
    Bjo!!! Aproveita bastante por ai!

    ResponderExcluir
  4. A nem Ana
    Asim vc me mata de inveja!!!
    kkkkkk
    Brincadeira, seus posts estão ótimos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!!
    Encontrei seu blog e gostaria de tirar algumas duvidas.
    Moro no Japão e estou indo embora para o Brasil agora em março.Meu vôo é via Italia,vou ficar 8 dias e gostaria de aproveitar para ir a França e Barcelona.
    Como faço para ir? Seria melhor ônibus ou trem?
    Tem ideia de preços de passagens?
    Deixo meu e-mail taeali@gmail.com
    Obrigada...Aline

    ResponderExcluir