... Andancas constantes por esse mundo buscando algo que nao encontro em mim... Agora encontrei um outro alguem pra buscar sempre comigo... Descobrir o mundo!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Onde encontrar bolsas de estudos? Algumas possibilidades...


Algumas pessoas vem me perguntando quais sao os caminhos pra encontrar bolsas de estudos.
Ja começo dizendo que o caminho de busca nao é facil, e o processo até conseguir, menos ainda.
Sao horas e horas pra chegar aonde voce quer e quando chega, horas e horas pra entender quais e o que sao aqueles documentos que precisam pra se candidatar.
Temos que pensar em muitos fatores antes de escolher o que queremos. Uma das primeiras coisas a se pensar é qual lingua voce fala. Um fator determinante pra escolha ja que algumas faculdades exigem o certificado de proficiencia. Daí voce ja terá indicaçoes de onde procurar.


Muita gente pensa: "Quero uma bolsa em qualquer lugar!" mas,  é quase impossivel assistir aulas em uma lingua a qual nao domino, se for mestrado ou doutorado, além disso teremos que escrever uma dissertaçao ou tese, portanto, pense bem qual lingua voce domina!

Meu site principal de busca é o UNIVERSIA (www.universia.com.br) na parte de mobilidade. Alí voce poderá ter informaçoes de editais abertos, de bolsas por país e outras informaçoes relativas a intercambio.



Outro site de um programa de cooperaçao e mobilidade muito importante é o ERASMUS MUNDUS. Um orgao que pretende promover educaçao de qualidade e desenvolver cooperaçao entre Uniao Europeia e terceros países. O site contem muitas informaçoes, mas eu acho um site um pouco dificil de se mexer. Mas, ali voce encontra informaçoes sobre tudo. Editais, universidades parceiras, programas, duvidas frequentes, etc... Pode procurar em:



Nos sites das universidades do Brasil, normalmente na pagina do departamento de relaçoes internacionais, também é possivel encontrar sobre convocatorias abertas e possiveis convenios entre as universidades. Ah, pode ser chamada de Diretoria de Relaçoes Internacionais, coordenadoria de assuntos internacionais, etc...

Nos sites das proprias universidades da Europa sempre encontramos uma parte dedicada aos alunos que querem saber sobre a universidade, sobre os cursos existentes em cada uma, sobre como fazer para se matricular e normalmente, as faculdades e universidades também tem suas proprias bolsas oferecidas para alunos e possiveis alunos. Entao, é possivel ter bolsa paga pela universidade, bolsa paga pela faculdade e bolsa do proprio curso de mestrado, doutorado ou graduaçao que se pretende fazer (apesar de que, para esse ultimo, o mais comum sao bolsas ERASMUS ou ERASMUS MUNDUS, raramente da propria instituiçao). Para os graduandos, os convenios entre as universidades oferecem no minimo a isençao das taxas academicas (ja que mesmo as faculdades publicas aqui sao pagas! Ex: Univer. do Porto - 280 E/semestre). Algumas faculdades da Alemanha, p.e, oferecem alem da isençao das taxas, a acomodaçao e outros beneficios. Isso vai depender de cada universidade e dos convenios. 

Outra possibilidade sao as bolsas do governo do país onde voce pretende ir ou por fundaçoes. Aqui na Espanha, as bolsas sao oferecidas pela www.becasmae.es e pela www.fundacioncarolina.es.
Para Portugal, a Fundaçao para a Ciencia e Tecnologia (FCT) é muito buscada - http://alfa.fct.mctes.pt/index.phtml.pt As fundaçoes de amparo a pesquisa de cada estado do Brasil também tem uma parte de bolsas. FAPEMIG, FAPESP, FAPERJ, ...

Nos sites das Embaixadas de cada país também se pode encontrar as bolsas e ajudas oferecidas para estudo naquele lugar. Dois paises que tem se destacado por dar bastante apoio para trabalho e estudo é o Canadá e a Alemanha, os quais oferecem condiçoes muito boas para estar alí. (http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/index.aspx?lang=por e e http://rio.daad.de/). Esse ultimo link é do DAAD, um orgao que divulga muitos editais para a Alemanha. Ele coordena atualmente mais de 30 programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros e atua em parceria com as agências brasileiras como CAPES, CNPq e FAPESP.

E falando neles, a CAPES também oferece bolsas no Brasil e exterior e pode ser encontrado na parte de "bolsas/estudantes" http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior.



Quando nao consigo achar o que quero nesses sites, jogo no site de busca a palavra chave em portugues e/ou na lingua onde voce pretende buscar e alí aparecerao varios sites indicando onde ir. Aqui na Espanha, a palavra bolsas de estudo = becas. Em inglés = scholarship. Em frances=bourse. 

Por algum desses caminhos voce conseguirá encontrar algo. Lembre-se, as aulas na Europa começam em setembro, entao os editais começam a abrir no fim do ano anterior ou no inicio do proprio ano. Entao, pra voce que ta pensando em conseguir uma bolsa para o proximo ano, a hora de começar a buscar é agora. É importante entrar em contato com a universidade pra saber quando começa o processo seletivo ou para saber da grade curricular do curso que voce pretende fazer. Alguns editais exigem uma carta de aceite, o que implica em voce ter todos os documentos escaneados para enviar a faculdade de destino para eles de aprovarem ou nao. Aqui na Espanha descobri que os mestrados qualificados como de excelencia tem um selo chamado "Mención de calidad", portanto, saber se o mestrado e a universidade sao confiaveis é um bom começo pra nao se jogar tempo e dinheiro fora.

Para voce que nao sabe quais sao as faculdades, pode por exemplo jogar as palavras chaves no google e pode ser que encontre uma pagina com todas as faculdades da cidade ou do país escolhido. O site a seguir mostra as universidades da cidade de Madrid: http://www.emes.es/Sistemauniversitario/UniversidadesdeMadrid/tabid/215/Default.aspx    Alí voce encontrará também informaçoes sobre os cursos que podem estudar nas Universidades de Madrid. É um espaço virtual dedicado a informaçoes do ensino superior da cidade. Muito bom!

 
Dica valiosa: Fique de olho sempre! Toda semana os sites podem conter informaçoes novas e os prazos podem ser curtos! 

Espero que essas informaçoes tenham ajudado de alguma forma! Para qualquer duvida, estou a disposiçao para ajudar...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Síndrome del viajero latinoamericano comprador compulsivo de pasajes de lineas aereas low cost por Carol Catalán, domingo, 31 de outubro de 2010 às 17:45

Uma companheira da Universidade de Deusto escreveu esse post sobre passagens aereas de baixo custo. Interessantissimo!!! Tao interessante que pedi permissao pra publicar aqui.
Essa tal de passagens em promoçao nos deixa louca aqui na Europa. Ryanair, easyjet, e etc, fazem da busca por lugares baratos de ir uma rotina constante... Qual intercambista nao acessa os sites da cia area pelo menos uma vez na semana?! Pois entao, se deliciem com a matéria da real loucura que nos afeta quando o assunto é viagem barata pela Europa! 

________________________________________________________________________


Hoy quiero hablar de un problema serio que veo que ha afectado algunos amigos latinoamericanos que han estado de cierta forma maravillados(extasiados! Locos! Dementes!) por la existencia de las lineas areas low cost, las mejores amigas del estudiante/mochilero.

Ryanair y easyjet son dos de las lineas aereas con mayor responsabilidad en el hecho de crear ataques de esta síndrome - catalogada como "leve demencia" -  y sin que la persona se de cuenta, su cuerpo empieza a actuar separadamente del cerebro y a comprar pasajes.

Veamos, por ejemplo el caso hipotético(que QUIZÁS esté basado en un hecho real) de una joven de nacionalidad X que quería escaparse un fin de semana a Alemania. Entonces vamos a suponer que esta joven se encuentra hipotéticamente en la ciudad más al norte de España: Donostia-San Sebastián. Luego, esta joven encuentra una oferta INCREÍBLE de vuelo a Alemania saliendo desde Alicante. ¿Qué pasa?

La SVLCCPLALC ATACA! La acción es simple: se apagan todas las áreas lógicas y normales del cerebro y una voz de fondo desesperada(que en mi caso está doblada al español por Chandler de Friends) empieza a decir: "20 euros ida y vuelta? Estás loca? Te lo vas a perder?" o a veces es aún mas persuasiva "5 putos euros a Marruecos! Cómpralo!" y una parte de ti, una pequeñisima zona de anticuerpos a la síndrome intenta luchar valientemente hasta el final: pero, ¿qué voy a hacer a Marruecos?

Pero la voz desesperada se impone y grita:

"5 EUROS! NO IMPORTA! COMPRA, COMPRA!!!"

Y entonces sin pensar dices: ok, son 5 euros. Si pierdo el vuelo no es tan grave. Y click, click, click. Si quieres maletas, click, click no. Si quieres seguro, no, no. Si quieres alquilar auto, casa, perro, pato, etc...y cuando ves, ya está. Tu reserva en tu correo electronico. Sientes un alivio, sonríes. Y ya no se puede volver atrás. Y entonces piensas "lo hice bien?"

Y la puta voz dice "si, si. Todo ok. Todo lindo. No te preocupes que lo compraste equivocado para las 5 am del jueves al contrario de las 14:00 horas del viernes como inicialmente querías....Pero...son detalles."

¿Jueves? ¿JUEVES? ¿QUÉÉÉÉ? Miras la reserva y te preguntas de dónde salió ese puto jueves??? Si jurabas haber marcado el casillero del viernes! Y te desesperas! Sientes que tu visión y tu mismísimo yo te ha traicionado! Te puteas internamente en cuanto repites "jueves? Yo no compré jueves...no, no, no puede ser..." y te preguntas ¿dónde te equivocaste? ¿En qué estabas pensando?

Bueno, mi amigo/amiga... Si te arrepientes, estás jodido/a. Si quieres cambiar el vuelo, la linea te cobrará al menos 30 euros.

Y entonces, volviendo al caso hipotético del comienzo...

Tienes en tu poder un lindo pasaje que sale desde la ciudad en el extremo sur de España cuando vives en pleno norte. Algo como Arica/Punta Arenas o Amazonas/Uruguaiana. Entonces, ¿qué haces? Compras un pasaje en bus para llegar a la ciudad de dónde sale tu vuelo!!! Si! Ya que 12 horas en un bus no son un problema para ti, verdad?

...Y luego que te das cuenta de que las 12 horas sí son un problema para tí y que compraste vuelos compulsivamente como si estuvieras en una tienda de los chinos, decides convertirte en la suprema vigilante de los sitios web de las lineas aereas de low cost. Y entonces rezas y le prendes velitas a los Dioses de las lineas aereas de low cost para que surja ese vuelo sagrado a Alicante por 5 euros para que puedas cancelar este estúpido viaje en bus que cortará casi 1 día entero de los 3 días que tendrás para disfrutar en Alemania.

Pero al fín y al cabo, si dejamos de lado los momentos loco "mevoyen5mesestengoqueaprovecharlotodo" descontrol, en la mayoría de las veces(casi todas), es posible controlar la síndrome, comprar vuelos baratos y disfrutar la oportunidad!

domingo, 17 de outubro de 2010

(In)Utilidades

Começarei a publicar aqui uma lista de coisas interessantes pra saber quando estivermos por aqui.... Bilbao, Espanha e Europa.

Começamos pela útil ferramenta de:





MATAR A SAUDADES... 

A tecnologia nos ajuda muito nessa distancia, que pode ser suportável, caso voce tenha a tal das redes sociais!

Pra saber dos amigos no Brasil, o orkut é o principal meio. Para os brasileiros é uma ferramenta que já é até ultrapassada de tanto que foi e tem sido usada. Mas aqui na Europa, o orkut europeu seria o chamado Facebook. Eu nao tinha antes de vir pra cá e tive que faze-lo, pois todos os "amiguinhos" da facul tem... Impossível ficar sem ele!


Para matar a saudade em tempo real, MSN. Na Espanha eles entendem por Messenger. Mas, melhor que messenger, é o SKYPE  (www.skype.com). O Skype pode ser instalado no computador e em alguns celulares. Pessoalmente, prefiro o skype pra fazer chamadas de vídeo, pois o MSN falha muito e cai a conexão. Com o skype também podem ser feitas ligaçoes a 3 centavos para o Brasil! É isso mesmo, 3 centavos o minuto, isso quando nao é de graça! Basta colocar crédito e voce faz ligaçoes do seu computador para o telefone de alguém no Brasil! Por exemplo, pra falar com minha vovozinha que nao sabe ligar o computador, faço ligaçoes pro telefone da casa dela pelo meu computador. Adorei conhecer essas tecnologias! 

Pra ligar barato pra sua cidade, existem cartoes telefonicos de 5 ou 10 euros nas lan houses, aqui, chamados de locutórios. É uma mistura de lan house com aquelas cabines telefonicas. Voce pode fazer as ligaçoes de lá mesmo ou comprar cartoes pra ligar de telefone público ou de fixo. Dizem que o cartao com a tarifa mais barata pra ligar pro Brasil é o EL DORADO. Vem com 7 euros e quase 300 minutos. Lógico que eles comem seus créditos, mas ainda assim é barato! 

Comprei também um chip pra celular de uma operadora que é a mais barata aqui e recomendo! Chama YOIGO. Tem promoçoes pra falar de Yoigo-Yoigo a 15 centavos por ligaçao. Quando preciso, ligo pro Brasil (fixo e movel) a 30 centavos por minuto. Mas, tenho colegas que tem planos mais baratos de pré-pago pro Brasil. Por exemplo, outras operadoras como a Vodafone e Movistar fazem de 8 centavos o minuto. 

PRA VIAJAR BARATO...
 
Continuando, uma outra ferramenta muito útil pra nós, intercambistas, é a de busca de vôos baratos.
Descobri o tal do www.skyscanner.com.   Perfeito!!! Faz uma busca de qualquer lugar do mundo pra qualquer lugar do mundo, dos trajetos e companhias mais baratas... Bom demais!
Outro como o Skyscanner é o www.edreams.com.

Uma outra empresa que faz varias promoçoes pra lugares determinados é a RYANAIR (www.ryanair.com).Tem varios trechos de 5 euros, e até de 1.99!!! Isso mesmo, ir pra Paris a 1.99!!! Pela Ryanair voce consegue!!! O único problema dessa compania é a maioria dos aeroportos que ela opera sao em cidades proximas das capitais, por exemplo, para ir Paris, voce desce em Beauvais ou para ir pra Barcelona, tem que descer em Girona. Essas sao cidades perto das capitais, mas entao voce tem que pensar no traslado até a cidade.

Temos aqui duas empresas de onibus que oderecem varias promoçoes de viagens pela Europa. Tem tarifas de estudante (até 25 anos), tarifas de compra antecipada, de baixa temporada, passes, etc. As empresas sao a Eurolines (www.eurolines.com) e ALSA (www.alsa.com).

Fora esses meios de transporte, tem os trens, que ainda pretendo ir neles até algum lugar pois dizem que as viagens sao maravilhosas! Cada país tem sua linha específica que é a ferroviária estatal. A Europa é um dos continentes mais bem servidos por estradas de ferro. Alguns de seus trens, por exemplo na França, são de alta velocidade e chegam a alcançar 300 km por hora.

O Eurail tem todo tipo de passe ferroviário na Europa: por diferentes períodos de utilização, para casais e grupos, para jovens etc. Essa empresa vende on-line Passes de trem Eurail para viajantes do mundo todo. É uma cooperação de 30 empresas ferroviárias da Europa e companhias marítimas.

POR PAÍS  
ALEMANHA Die Bahn
ÁUSTRIA OBB 
BÉLGICA SNCB 
ESPANHA RENFE
FRANÇA SNCF
GRÃ-BRETANHA Ferrovias Britânicas 
ITÁLIA Trenitalia
POLÔNIA PKP 
REPÚBLICA TCHECA Czech Pass
SUÉCIA SJ 
SUÍÇA SBB

Eu juro que é uma das minhas próximas metas... Viagens de trem com inesquecíveis paisagens...

PRA PASSAR O TEMPO E LEMBRAR DO BRASIL...
Eu sou viciada em TV Brasileira e pra contratar um pacote de globo internacional fica meio caro... Entao, para resolver esse problema e pra gente poder acompanhar as novelas (adorooo!!!), os programas, os jogos, etc. temos uma ótima ferramenta que é a TV ONLINE! Eu tenho em casa a TV espanhola mas, tem coisas que sao impossiveis de ver por aqui, além da programaçao nao ser lá essas coisas. Tem alguns programas interessantes como o HORMIGUERO (que é o nosso Formigueiro da Band); tem um programa que em cada episodio eles escolhem um espanhol que more em algum país, para apresentar a vida na cidade, os jornais espanois também sao interessantes pois mostra o que ta acontecendo na política, no clima, nas cidades, etc... O canal que é mais popular, me falaram que é o CUATRO. Adoro o FAMA que é um programa de dança. 

Enfim, para ver os canais brasileiros, acesso esses sites:

Os canais estao na maior parte do tempo no ar, mas as vezes, fica fora do ar. Uma coisa que nao entendo é que do Brasil nao consigo acessar esses sites com tanta qualidade como da Europa. Nao sei se é o tipo de conexao ou o que é... No Brasil, quando tento acessar, o site fica lendo, a transmissao fica cortada e nunca consego ver o que quero. Daqui da Europa, tanto quando estava em Portugal, quanto daqui da Espanha vejo os programas muito bem, com qualidade de uma tv.

Aliás, quando perco o programa, vou no YOUTUBE no outro dia e vejo o que quero. Também uma otima ferramenta de vídeos.

CONTINUAÇAO DO POST EM BREVE....


1000 visualizaçoes!!!

Obaaaaa!!!

Nosso blog chegou a mil visualizaçoes hoje!!!
Gracias amigos!!! 
Voces estao me acompanhando mesmo heim...
Pra mim, que nem achava que isso ia dar certo ja é uma vitória!

Agora, rumo aos proximos mil!!!
Besos a todos que me seguem e obrigada!!!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sobre mochilão

Fazer um mochilao pela Europa é um sonho de muita gente! E eu consegui realizar esse sonho! Pra mim, nao era apenas importante conhecer lugares, mas sim conhecer as pessoas do lugar, seus hábitos, suas crenças, sentir os costumes de cada cidade... Mas é preciso planejamento caso voce vá ficar mochilando por um tempo. Uma coisa é um planejamento pra uma viagem de fim de semana e outra coisa é se planejar a andar por lugares diferentes, com linguas diferentes, sistemas diferentes por um mês.

A viagem que fiz foi de 26 dias pela Europa no inverno por 8 cidades diferentes e de onibus!


Para começar a planejar pensei:


-Cidades que gostaria de conhecer;
-Tempo em cada cidade;
-Meio de transporte mais viavél;
-Dinheiro disponível;
-Gastos previstos;


Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a organizar sua viagem. Por exemplo, um guia de viagem pode te adiantar muito a vida! Um guia que considerei muito bom foi o "Guia Criativo Para o Viajante Independente na Europa" de Zizo Asnis e os viajantes. Tem o site dele também no qual voce pode encontrar muitas informações e dicas importantes www.oviajante.uol.com.br



Em relação ao meio de transporte, cada um tem suas vantagens e desvantagens. Cada pessoa escolhe seu meio de transporte de acordo com suas preferencias e tem fatores que sao determinantes. Eu, por exemplo, preferi ir de onibus. Vantagens: Permite comprar passes de jovens; mais barato (principalmente em baixa temporada!); podemos levar mais kilos na bagagem (aviao-max.10kg  onibus-1 mala); voce pode usar o onibus para dormir enquanto se desloca de uma cidade a outra; normalmente as estações sao mais localizadas dentro da cidade ou até no centro; o tempo gasto com deslocamento entre uma cidade e outra chega a ser quase a mesma de um trem (que nao seja um trem de alta velocidade!) e dependendo do passe de trem, o onibus é mais confortavel.


Bem, eu fiz o mochilao pela Eurolines que é uma linha de onibus que roda a Europa. Comprei um passe de 30 dias (menor de 26 anos é mais barato! e dependendo da época (baixa temporada) é mais barato ainda!) e pude sair viajando por ai, fazendo paradas onde a empresa cobria (tem opçao de passe de 15 dias e passe de 30 dias). 
 

O site da empresa é www.eurolines.com e alí se pode tirar muitas duvidas! Caso voces necessitem também, podem me deixar comentarios que respondo as duvidas de voces em relaçao a esse passe.

Normalmente, ficava uns 3 dias numa cidade, fazia check-out antes de vencer uma outra diaria ms deixava minha bagagem no hostel (eles deixam pegar mais tarde, mesmo vc tendo feito check-out! Sendo que alguns cobram, outros nao!) e pegava o horario de bus que dava pra viajar entre uma cidade e outra pela madrugada, assim eu economizava também com mais diarias em albergue...


Uma outra opçao é ir conhecendo estudantes ERASMUS que estao de intercambio também e ir fazendo amizades, por que assim, "uma mao lava a outra". Voce se hospeda na casa da familia dele e oferece a sua casa para ele. Inclusive, os grupos sociais estao dando uma maozinha nesse intercambio de casas (Nao é mesmo Mara!). Conheci pessoas por comunidades no orkut que estavam também de intercambio, fomos nos conhecendo por internet e por fim, fizemos uma troca: Vem conhecer a minha cidade que eu vou na sua!!!

 
Enquanto planejava, pensava como era dificil fechar albergues pra todos os dias de viagem. Por fim, decidi nao reservar nenhum albergue (apenas reservei o albergue de Londres, ja que a imigraçao inglesa sempre cobra impresso as reservas, endereço do lugar, tempo de hospedagem, etc...)! Até porque como era um mochilão, tinha uma ideia de quanto tempo ia ficar em cada cidade, mas nao queria ter tempos contados, ja que talvez uma cidade me interessava mais do que outra... Entao, como era uma pessoa só (falo isso porque quando se viaja de grupo é importante fazer a reserva senao voces acabam dormindo ao relento!), nao tive dificuldades em encontrar albergue. Aliás, quando descia da estaçao de onibus, com minha malinha, a primeira providencia era ir a um posto de informaçoes para pegar um mapa da cidade e um guia de hospedagem e assimia caminhando tranquila pelas cidades. 


Lembrem-se, normalmente o horario de entrada para os albergues sao, em média, a partir de 12 ou 13hs e o check-out, a partir de 10 ou 11 hs.


Os gastos totais foram de 1000 euros!!!
Minha rota foi: 
Porto-Madrid-Barcelona-Paris-Londres-Bruxelas-Amsterdan-Florença-Roma-Madrid-Porto.
Estive sozinha em alguns trechos e em outros marcava de encontrar amigos pelas cidades ou sempre encontrava companhia! Aliás, os brasileiros estao por todos os lugares!



Foram viagens incríveis, foram momentos de muito frio (nevasca em Londres), momentos de diversão (passeio pela Eurodisney Paris com meu grande amigo Leo!), foram momentos de se achar a mulher mais fina do mundo passeando pela Champs Elysees... Foram momentos de passeios por parques, museus, tranquilidades (sentado na Jardim de Versailhes) e agitaçoes das Las Ramblas, momentos de experimentações (o verdadeiro pão frances, a pizza italiana, a trufa e o chocolate belga, a pontualidade e organizaçao inglesa)  e apesar de muita gente achar que uma viagem solitária é monotona e sem graça, pra mim, foram as melhores viagens da minha vida! E nao tem preço, poder disfrutar das paisagens por onde eu andei, em minhas andanças...



_________________________________________________________________________________________

GUIA PARA DORMIR EM AEROPORTOS

E nada melhor que além de economizar na passagem, economizar nos albergues... Para isso, voce pode por exemplo dormir no aeroporto! Encontrei um site super interessante pra quem pretende passar a noite em um aeroporto. Varios motivos nos levam a isso: 

- O voo que comprei sai tão cedo que nao terei como ir pro aeroporto de uma forma barata (onibus ou metro!), o que te restaria era pegar o ultimo horario de onibus do dia anterior e dormir pelo aeroporto ate o horario do seu voo;
- Nao me sobrou mais dinheiro! Terei q dormir no aeroporto!!
- Nao quero gastar dinheiro com hostel caro por mais um dia!!! Vou dormir no aeroporto!!!
- Meu voo chega tao tarde que nao terá mais como ir pra cidade principal, ja que as m... do aeroportos normalmente estao em cidades vizinhas;
- O aeroporto é melhor que o lugar que eu reservei pra dormir! rsrsrsrsrrsrsrssr

Motivos a parte, pra voce saber se o aeroporto tem horario pra fechar e abrir, pra voce saber se é 24hs, se tem restaurante, lugar pra dormir, se é confortavel, se tem movimento, etc, etc, etc... Consulte essa pagina:  

The Guide to Sleeping in Airports
http://www.sleepinginairports.net/

 

Uma pagina em ingles, que te da avaliaçoes de todos os aeroportos do mundo sobre as comodidades (ou nao) que oferecem os aeroportos. O mais interessante é que é especifico pra quem quer dormir neles.
Boas dicas!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A moda na Europa

Resolvi falar da moda na Europa pois estou meio incomodada com minha maneira de vestir aqui. Na minha estadia em Porto nao me senti tão "estranha no ninho" como tenho me sentido agora. Acho que isso aconteceu por que quando em Porto estava na Faculdade de Desporto e alí nos temos nosso próprio jeito esporte de se vestir. Todos usavam tenis, calças de ginástica e agasalhos esportivos. Além do mais, na Faculdade de Desporto de Porto tinha milhares de brasileiros, o que nao me causava estranhamento da maneira de vestir dos alunos. Agora, como estou frequentando uma Universidade que tem uma sede com vários cursos no mesmo prédio, a maneira de se vestir das pessoas mudou. Quer dizer, isso sempre continuou o mesmo, eu que mudei de "habitat". 
E isso, passou a me incomodar... O jeito europeu de se vestir é um pouco diferente do nosso, ainda que no verao e talvez na primavera guarde algumas semelhanças.
Entao, para me forçar a pesquisar a maneira de se vestir dos jovens, pensei em escrever esse tópico sobre moda jovem. Nao achem que eu entendo de moda. Na verdade, so quero saber um pouco mais dos acessorios, sapatos e roupas que dao a cara ao europeu.

Pelo menos na Universidade de Deusto (não posso falar das outras porque nao conheço!), observando as amigas europeias que tenho feito, passeando pelas lojas e ruas de Bilbao,  vejo que tem algumas coisas que são essenciais ao se vestir aqui.

Moda 1- O CABELO

Esse tal do cabelo para as brasileiras é um assunto complicado. Nós temos escovas de todo tipo (começou com a japonesa, francesa, marroquina, progressiva, gradativa, definitiva...), relaxamento, alisamento, e tentamos domar nossos cachos e a rebeldia deles a todo o tempo com produtos. Aqui, observo o contrario, Quanto mais volumoso e com movimento o cabelo melhor! Nada de fazer prancha, ninguem quer o cabelo escorrido! Mousses e gel para coloca-lo selvagem. Me parece que cabelos repicados e desiguais sao os mais usados. E as mechas???? Tem cada uma mais linda que a outra (mescla de tons de louro, com castanho, cobre...), mas tem uma também que está na moda e que para nós é estranho e sao as mechas azuis, turquesa e roxas. Fiquei super feliz pois cheguei aki na moda, mamys fez para mim, mechas de 3 tons.
Além de solto e também com prendedores do lado, usa-se muito um coque altissimo no topo da cabeça. Os arcos e presilhas sao muito comuns.

Moda 2 - Acessórios

Nada tem mais a cara da Europa que os "panuelos" de pescoço. Tem pra inverno, tem para o verao, tem para toas as estaçoes, com todos os preços e para dia e noite. O que nao pode é ficar sem ele! Acho que as europeias tem um para cada hora, minuto e segundo do dia. Além disso, tem várias maneiras de coloca-lo - envolvendo o pescoço dando voltas, fazendo nós, usando com o V para frente, V para trás...

Os oculos da moda aqui sao aqueles mesmo que estão na moda no Brasil também. Bem parecidos com oculos de brinquedos, cheios de cor. Mas também aqueles oculos bem grandes continuam sendo clássicos.


Os outros acessórios sao as pulseiras, brincos e cintos. Que sao muito usados para dar um acabamento no look. Os cintos mais usados sao os largos colocados em cima das blusas.

Moda 3 - Roupas

O que tem me chamado mais a atençao são as blusas largas, despojadas que as mulheres jovens usam. Nada de muito colado pelo menos agora no verão. Blusas largas e grandes com short colado e curtissimo. Ou entao, saias bem rodadas com cintos e blusa mais apertada. Sempre em conjunto com os panuelos e os acessórios.
As calças sempre mais largas sao comuns por aqui. Normalmente mais justas na canela para que se possa colocar botas e também cai bem com as sandálias que sao sempre amarradas a canela e sao bem tradicionais aqui.

Alias, terei que fazer umas comprinhas porque esse look esportista que tenho me deixa um "peixe fora do aquário".


domingo, 1 de agosto de 2010

VALIDACAO DO DIPLOMA - Pergunta importante

Um importante questionamento que se deve procurar saber quando se procura um curso de pós-graduacao no exterior é se o curso sera reconhecido quando voce voltar para o seu país.

Pra esclarecer essa duvida, primeiramente procurei saber se meu mestrado era oficial na Espanha, e nada melhor do que perguntar à universidade pretende ir.

Normalmente (pelo menos na Espanha) eles colocam os titulos da seguinte maneira:

"master oficial en ..." ou entao "Master universitario en...". Esses ditos OFICIAIS sao reconhecidos pelo Ministerio de Educación de España e tem o aval do Rei da Espanha.

Procure entrar em contato com eles entao! Isso facilita muito, e nao estranhe caso eles nao
te respondam, é normal... Tente por todos os lados, professores, coordenador do curso, no setor de assuntos internacionais, etc.


UM POUCO MAIS SOBRE REVALIDACAO DE DIPLOMA

Fonte: site www.capes.com.br

"Revalidação no Brasil de títulos de mestrado e doutorado obtidos no exterior
Quinta, 12 de Abril de 2007 21:00

Em virtude de inúmeros questionamentos da comunidade, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação esclarece os procedimentos de revalidação no Brasil de títulos de mestrado e doutorado obtidos no exterior:

1. Para terem validade no Brasil, todos os diplomas conferidos por estudos realizados no exterior devem
ser submetidos ao reconhecimento por universidade brasileira que possua curso de pós-graduação avaliado
e reconhecido pela Capes. O curso deve ser na mesma área do conhecimento e em nível de titulação equivalente ou superior (art. 48, da Lei de Diretrizes e Bases).

2. Os critérios e procedimentos do reconhecimento (revalidação) são definidos pelas próprias universidades,
no exercício de sua autonomia técnico-científica e administrativa.
..."

Depois de saber que esse processo de revalidacao depende das universidades brasileiras, fui procurar
similaridade do mestrado que vou cursar com algum mestrado daqui no Brasil.
Existem muitos mestrados no Brasil em Educacao mas poucos especificos em Educacao Especial
(existem linhas de pesquisa com esse tema nos mestrados em Educacao), e depois de muita procura,
achei o mestrado da UFSCAR, onde pretendo tentar a revalidacao quando voltar. Espero que de certo!

Alguns professores ja me alertaram para o fato da importancia de ja procurar (ou pelo menos ter em vista) onde vou entrar com o processo de validacao e manter contato com a instituicao. É assim, se eu to indo pro mestrado em Necessidades Educativas especiais, portanto, tentarei convalidar aqui no Brasil, pela similaridade de matriz curricular, na universidade citada acima, no curso de Educacao Especial. Entao, entrar em contato com os professores do curso e manter esse contato se torna importante para que eles ja te conheçam e saibam o que voce esta fazendo no mestrado. Além disso, pode ser importante para esclarecimentos de terminologias e de tantas outras coisas que se fazem diferentes de um país para o outro. Talvez eles possam te ajudar dando muitos toques e dicas, afinal, eles ja estao nesse caminho a mais tempo que voce!


CURIOSIDADE...

MUDANCAS NA CONFIGURACAO DO ENSINO SUPERIOR EUROPEU


"Com a formação do do Espaço Europeu de Educação Superior as coisas estão mudando na universidade espanhola. A primeira grande mudança e que vai afetar em cheio aos brasileiros que venham estudar por aqui, é que a partir do próximo ano a pessoa não vai poder entrar diretamente em um programa de doutorado sem matricular-se primeiro em um master (mestrado).

Na prática, o que vai acontecer é que os créditos você vai cursar no mestrado, e tua dissertação você vai utilizar para o “DEA” (Diploma de Estudos Avançados), que é como a nossa qualificação. Ou seja, o master e o doutorado estarão relacionados, ou ainda, todo doutorado terá seu programa de master preliminar (ao menos esta é a idéia!)".

" ... agora passam a existir dois tipos de master, os oficiais e os títulos próprios.
Os oficiais tem regulamentação própria, devem ser aprovados pelo Conselho de Coordenação Universitária e pelo próprio governo da comunidade autônoma (governo estadual).

E a maior diferença com os títulos próprios é o preço, os oficiais tem um preço público. O que significa isso? O preço é inferior, porque eles receberão dim-dim da própria universidade, enquanto os de título próprio não recebem financiamento e se devem manter com o que cobram!

Os masters devem possuir como mínimo 60 créditos e como máximo 120, e portanto o preço pode variar entre 800 e 2400 euros, dependendo do valor do crédito de cada universidade. Já um master de título próprio razoável não sai por menos de 4000 euros... "


Fonte: site - www.turomaquia.com

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Paginas

Pessoal,

o blog estara organizado da seguinte maneira:

- fiz uma pagina dedicada ao intercambio para Portugal (2008-2009). Está postado ao lado!
Sao alguns comentarios sobre a experiencia. Continuarei postando sobre! Deem uma olhada lá!




- A pagina principal (que tambem esta ao lado!) sera sobre o Intercambio da Espanha.

Uma pagina é sobre os preparativos.

A outra pagina, sobre o intercambio em si, como um diario de viagem.

Podem postar suas duvidas sobre o processo, sobre a vida, sobre viagens, etc... Essas fotos acima sao alguns documentos que tive que preencher, xerocar, imprimir, autenticar, reconhecer firma, etc... Isso porque voces nao viram a pasta ainda... Mas se fosse facil...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Antes de tudo...

Antes de continuar o nosso diario, devo comecar a falar (a pedido do Diorranes) das primeiras ANDANCAS...
Primeiro lugar visitado: Argentina (Buenos Aires)
Segundo lugar: Portugal (6 meses morando em Porto, passeio por Guimaraes, Aveiro, Lisboa, Espinho, Vila Nova de gaia, ...)
Continuando as andancas:
3-Espanha (Madrid e Barcelona)
4-Franca (Paris e Vesailhes)
5-Inglaterra (Londres)
6-Belgica (Bruxelas)
7-Holanda (Amsterdan)
8-Italia (Florenca e Roma)

Vamos contando aos poucos sobre as viagens...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Primeiro passo

http://www.monesia.eu/
Escolha do programa.
Descobri esse edital na minha facul...
Tudo que eu mais queria!
Uma bolsa de estudos na Europa, com tudo pago!
Show! Ou como diz minha amiga Deh, Dignissimo!!!
" Vou tentar!"
Tentei... Passei!
Esse programa 'e um lote do programa mais conhecido da Europa de bolsas chamado ERASMUS MUNDUS.
Fique de olho nos editais! http://ebw.up.pt/


MONESIA

MONESIA (MObility Network Europe-Southamerica: an Institutional Approach/Rede de Mobilidade Europa-América do Sul) é uma ativa rede de mobilidade acadêmica baseada em instituições do Brasil, Paraguai e Uruguai e permite que estudantes, pós-doutorandos e pessoal docente adquiram experiência, conhecimento e contatos valiosos. Alguns estudantes latino-americanos (como eu!) terão até a possibilidade de retornar aos seus países de origem trazendo um certificado de mestrado ou doutorado.

Monesia focaliza as necessidades regionais da América do Sul e o desenvolvimento de áreas específicas como Agricultura, Educação, Formação de Professores (a qual me candidatei), Engenharia e Tecnologia, Ciências Médicas, Ciências Naturais e Ciências Sociais.

Co-financiada pela Comissão Européia no âmbito do programa Erasmus Mundus Janela de Cooperação Externa.
O Edital abriu no segundo sementre de 2009 e fechou em Dezembro de 2009. Comunidades discutem se o MONESIA abrira selecoes novamente em 2010, pela resposta da entidade coordenadora, foi dado uma resposta negativa para abertura de novos editais em 2010. Talvez em 2011. Mas nao deixe de ficar atento pois se abrir sera uma otima oportunidade!

A maioria dos editais abrem no periodo de agosto ate novembro! Entao, se ligue!


Preparacao...

Pra quem esta entrando aki pela primeira vez...
O que da na ideia d fazer um blog heim... Doida! Perda de tempo... Acho que sim, acho que nao.
So queria registrar aqui minhas andancas.
Ja fui a Portugal. Agora vou a Espanha. Vou fazer daki meu diario de viagem pra voce e pra mim. Pra recordacoes, pra dicas, motivacoes, curiosidades.
Qq duvida, pode perguntar. Qq dica, pode me ajudar.
Aos poucos irei registrando os meus passos por aki, por ai...